No segundo trimestre de 2024, o financiamento de capital de risco (VC) para startups de criptomoedas registrou um crescimento no valor total investido, embora o número de transações tenha diminuído.
O mais recente relatório do PitchBook indica que, enquanto o capital destinado a essas empresas subiu 2,5% em relação ao primeiro trimestre de 2024, totalizando US$ 2,7 bilhões, o número de negócios caiu 12,5%, com 503 transações registradas.
Essa pesquisa aponta uma tendência de concentração de capital em negócios maiores, sugerindo que os investidores estão priorizando qualidade e escala em suas alocações.
“O aumento no valor dos negócios, mas a menor contagem de negócios, sugere que o tamanho dos negócios aumentou no geral durante o trimestre”, destaca o documento, indicando uma mudança na estratégia de investimento. É possível ver essa mudança quando se faz a comparação com o primeiro trimestre de 2024.
Para a PitchBook o otimismo pode estar presente no setor até o final do ano, “com o sentimento positivo dos investidores retornando às criptomoedas e salvo qualquer grande queda no mercado”. O relatório aponto que o volume e o ritmo dos investimentos continuem aumentando ao longo do ano.