Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA recuam nesta quinta-feira (08). Enquanto isso o rali de recuperação nos mercados de ações globais perde força em meio aos investidores ansioso para a divulgação de dados econômicos cruciais.
Dessa forma, o rendimento do título de 10 anos caiu cerca de 4 pontos-base, para 3,929%, às 8h21 (ET). Essa taxa havia subido na terça e quarta-feira, afastando-se do nível mais baixo desde junho de 2023. Já o rendimento do título de 2 anos recuou quase 5 pontos-base, para 3,953%.
Vale lembrar que rendimentos e preços dos títulos se movem em direções opostas e um ponto-base equivale a 0,01%. Ou seja, cada acréscimo no ponto-base faz com que o preço do título se desvalorize e vice-versa.
O que o movimento dos títulos do Tesouro dos EUA reflete no mercado
Os mercados de ações continuam a refletir o nervosismo que gerou uma onda de vendas no início de agosto. As ações dos EUA fecharam em queda na quarta-feira (07), arrastando para baixo a maioria dos mercados da Ásia-Pacífico e Europa nesta quinta.
Esse nervosismo inclui preocupações sobre o estado da economia dos EUA e o risco de uma possível recessão, especialmente após um relatório de empregos mais fraco. Bem como, na última atualização do relatório do JPMorgam que em menos de oito dias revisou a probabilidade de recessão de 25% para 35%.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Conforme analistas do Deutsche Bank destacaram em nota, a quarta-feira foi “mais um dia volátil em agosto para os mercados, onde o otimismo inicial após comentários suaves de autoridades do Banco do Japão… diminuiu ao longo do dia.”
Prepare-se para o futuro com informação de qualidade
A alta volatilidade dos investimentos em geral (renda fixa e renda variável) reflete as incertezas econômicas que ainda pairam no mercado. Para investidores, este é um momento de cautela, mas também de oportunidades.
Portanto, manter-se informado envolve acessar nossa plataforma e todos os relatórios de diversas fontes externas. Assim, você terá a chance de comparar cada perspectiva e decidir melhor sobre o que fazer.
Transforme incertezas em estratégias de investimento lucrativas. Não perca tempo! Fortaleça seu portfólio agora e esteja preparado para qualquer cenário econômico.