Indicadores de liquidez ajudam a avaliar a saúde financeira de uma empresa, focando em sua capacidade de pagar dívidas. Basicamente, o conceito geral sobre liquidez envolve a facilidade de converter ativos em dinheiro. Quanto maior, melhor a empresa consegue cumprir seus compromissos financeiros. Vamos entender o conceito de Liquidez Corrente, um dos indicadores mais usados pelos investidores.
A Liquidez Corrente é a razão entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante. Ou seja, o ativo circulante envolve os bens e direitos que a empresa pode converter em dinheiro em menos de um ano. Por exemplo, caixa, estoques e aplicações de curto prazo.
Já o passivo circulante trata das dívidas e obrigações que a empresa deve pagar em menos de um ano. Por exemplo, os impostos, salários e fornecedores.
O cálculo da Liquidez Corrente: Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante.
Como interpretar a Liquidez Corrente?
Esse indicador avalia a capacidade da empresa de pagar suas dívidas de curto prazo. Em geral, quanto maior a razão, melhor. Uma liquidez corrente superior a 1 indica que a empresa tem mais ativos circulantes do que passivos circulantes, assim um sinal positivo. Valores entre 1,5 e 2 são considerados bons.
Por outro lado, valores abaixo de 1 podem sugerir problemas de curto prazo. No entanto, considere o contexto individual de cada empresa e outros indicadores para uma análise mais completa.
Exemplo Prático
Vamos analisar a Movida com base no balanço patrimonial do 1T2022. O Ativo Circulante foi R$ 7.684 milhões e o Passivo Circulante R$ 3.412,9 milhões. O cálculo da Liquidez Corrente é:
Liquidez Corrente= 7.684 / 3.412,9 = 2,25
Dessa forma, indica uma boa liquidez. Afinal, a empresa possui mais do que o dobro de ativos circulantes em relação aos passivos.
Portanto, veja que o indicador contribui para avaliar a capacidade de uma empresa de honrar suas dívidas de curto prazo. Se utilizado em conjunto com outros múltiplos financeiro dentro do contexto da empresa você poderá encontrar ótimas oportunidades de investimentos.
Para colocar tudo isso em prática de forma simples e acessível acesse o Clube Acionista. Além de diversos indicadores financeiro você também pode encontrar relatórios de diversas fontes externas em um só lugar para comparar e avaliar oportunidades.
Se você ainda não conhece, faça o seu cadastro gratuito por aqui e confira!