O presidente Lula voltou a criticar Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), sobre a política de valorização do salário mínimo e inflação. Lula questionou se salários baixos são necessários para evitar inflação e destacou que ninguém escolhe ganhar salário mínimo.

Ele afirmou que a pobreza resulta da falta de oportunidades, não de escolha pessoal. O presidente da República usou seu próprio exemplo, dizendo que oportunidades permitem que qualquer um, como ele, possa alcançar grandes posições.

“Esses dias o presidente do Banco Central deu uma declaração para imprensa que não quis acreditar. O cidadão, jovem, bem sucedido na vida diz o seguinte: esse negócio de aumento do salário mínimo e massa salarial crescendo pode gerar inflação. Significa que, para não ter inflação, o povo precisa ganhar pouco? Será que essa pessoa não tem respeito?”, questionou.

As críticas de Lula retomam dias antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que na próxima semana decidirá sobre a Selic, taxa básica de juros da economia, atualmente em 10,5%.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte