Não é só porque a sustentabilidade é importante e o ESG ganhou holofote nos últimos anos, mas também porque as iniciativas sustentáveis são cada vez mais importantes para agregar valor às empresas. Mais ainda nas que têm capital aberto, porque são visadas, avaliadas e isso pesa muito no mercado. Por outro lado, os investidores ainda não têm a dimensão do tema na hora de investir, embora haja um movimento ainda tímido em relação a isso.

Tudo que envolve sustentabilidade e ESG está no dia a dia e isso inclui o mercado, ou você acha que a pauta ainda está no nicho acadêmico ou em manifestos socioambientais? Não. 

ESG é tendência

Conforme diz uma reportagem do InfoMoney, “cada real aplicado em um ativo nos mercados financeiro e de capitais vai, de alguma forma, financiar uma atividade econômica. Esse dinheiro não tem a única função de gerar rendimentos para quem investe. Ele vai para a vida real. Quando entra na engrenagem do mercado, o recurso do investidor – seja ele de pequeno ou grande porte – permitirá que uma fábrica contrate mais funcionários, que uma rede varejista amplie atividades em uma nova região, que o governo pague pela construção de uma obra de infraestrutura, e por aí vai.”

Segundo a XP Investimentos, apesar das quedas na bolsa, as desvalorizações acompanhadas de pessimismo por parte dos investidores, e de uma perspectiva macroeconômica desafiadora, segundo a XP, “os investimentos ESG estão demonstrando resiliência, com o mercado cada vez mais buscando nomes de alta qualidade com sólida governança”. 

Como estão os seus investimentos ESG? Você já parou para pensar sobre a importância da sustentabilidade no mercado financeiro? Entenda mais sobre o tema assinando o Clube Acionista. VEJA AGORA POR AQUI.