Com o avanço acelerado da Inteligência Artificial, cresce a preocupação global sobre o impacto dessas tecnologias no mercado de trabalho. Enquanto alguns enxergam a automação como uma oportunidade para aumentar a eficiência, outros temem a perda massiva de postos de trabalho; porém ao contrário do que muitos pensam, a I.A está impulsionando a criação de novas formas de trabalho e novos cargos dentro das grandes empresas. Essa transformação não apenas redefine o papel dos trabalhadores, mas também promove uma adaptação necessária às demandas de um mercado cada vez mais digital e orientado por dados.

Nesse cenário é importante entender que o mercado de crédito empresarial no Brasil está passando por uma transformação significativa impulsionada pelo avanço tecnológico. Em 2023, o setor de crédito para empresas movimentou R$ 1,3 trilhão, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Empresas de diferentes segmentos estão adotando soluções inovadoras para aumentar a eficiência operacional e melhorar a análise de crédito

As possíveis soluções vão desde o uso de I.A à tokenização. A Multiplike Gestora de Recursos tem se destacado pela adoção de tecnologia para automatizar processos e aumentar a eficiência operacional. Volnei Eyng, CEO da gestora Multiplike explica que “com base em um estudo interno, a empresa concluiu que, sem as pequenas automatizações implementadas, precisaria aumentar seu time de operações em 566,8%, ou seja, 1.567 funcionários para atingir os mesmos resultados de 2024. Atualmente, com 235 colaboradores, a empresa já aplicou 600 melhorias operacionais apenas este ano.”

Apesar dos avanços, o mercado de crédito empresarial ainda enfrenta desafios, como a complexidade das análises de crédito e a necessidade de adaptação às novas tecnologias, Volnei reitera que analisar empresas é uma tarefa muito mais complexa do que com pessoas físicas, mas adianta que o time de tecnologia da Multiplike tem desenvolvido uma Inteligência Artificial que irá auxiliar os times na leitura de documentos, buscando tornar a análise mais rápida e menos manual. “A tecnologia tem muito a agregar a esse mercado, no entanto é preciso saber utilizar isso a seu favor como aplicando em pequenas coisas, quanto desenvolver soluções maiores. É isso que a Multiplike vem fazendo e acredito que tem sido muito feliz nisso”, finaliza Eyng. As empresas que investem em inovação e automação, estão bem posicionadas para liderar essa transformação e definir novos padrões para o setor. 

Sobre a Multiplike

Fundada em 1999, a Multiplike é uma das 5 maiores gestoras multissacado/ multicedente e securitizadoras de crédito privado do país, especializada em antecipação de recebíveis e capital de giro. Com mais de R$ 30 bilhões em créditos cedidos nos últimos anos, a companhia atua nos principais mercados, tais como: construção civil, agronegócio e indústria.

A Multiplike teve 104 milhões de lucro no último semestre de 2024 e 169 milhões nos últimos 12 meses. A receita do grupo econômico aumentou 332,009% de 2021 a 2024.

Com mais de 235 colaboradores, a Multiplike possui uma carteira de mais de 400 mil clientes, se consolidando como a empresa com maior rentabilidade do setor financeiro da região sul do Brasil.

A empresa adota um modelo distinto em relação aos bancos tradicionais, baseando-se na alocação de recursos próprios como garantia para os investidores. Essa abordagem estratégica se traduz em vantagens substanciais, particularmente quando a economia demonstra estabilidade. Isso se deve à confiança que os investidores depositam na Multiplike como parceira sólida e confiável.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte