A baixa umidade no ar continua sendo destaque nesta quinta-feira. Uma grande massa de ar polar ainda está espalhada pela costa do Sul e do Sudeste e joga o vento frio e úmido para as áreas próximas ao mar. O excesso de umidade e a baixa temperatura facilitam a formação de nevoeiro no começo da manhã.
O tráfego aéreo no país pode ficar complicado no início da manhã porque tem risco de nevoeiro em São Paulo e no Rio De Janeiro.
Com o predomínio de ar seco por quase todo o país, praticamente não chove nesta quinta-feira. A chuva ficará concentrada em áreas do leste do Nordeste e no extremo norte do Brasil.
Região Sul
O ar polar já não atua com muita força sobre o Sul do Brasil, mesmo assim, o dia amanhece frio. Há possibilidade de geada ao amanhecer nas áreas mais altas da serra catarinense.
A baixa temperatura e o acúmulo de umidade do início da manhã facilitam a formação de nevoeiro no interior dos estados da Região Sul, na grande Curitiba e no Vale do Itajaí.
Não há previsão de chuva para o Sul do país nesta quinta-feira. O sol vai aparecer na maior parte do dia, porém, muitas nuvens devem se formar nas áreas litorâneas.
Regiões Sudeste e Centro-Oeste
Um grande sistema de alta pressão atmosférica vai ganhando força sobre o interior do Brasil, reduzindo os níveis de umidade no ar nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país. As temperaturas estão em elevação nas duas regiões, porém o amanhecer é um pouco frio.
Há possibilidade de geada ao amanhecer nas cidades mais elevadas do Sul de Minas, como Maria da Fé e Delfim Moreira.
A diminuição da umidade inibe a formação de nuvens. Por isso, nesta quinta-feira toda a região Centro-Oeste, o centro, oeste e norte do estado de São Paulo e o Triângulo Mineiro ficam ensolarados, praticamente sem nenhuma nebulosidade.
Nas demais áreas de São Paulo e de Minas Gerais, no estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o sol também vai aparecer forte, mas junto de algumas nuvens.
Atenção para o risco de formação de nevoeiro ao amanhecer no leste de São Paulo, incluindo a região da capital paulista e o Vale do Paraíba e também no estado do Rio de Janeiro.
Regiões Norte e Nordeste
A intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil, está estabelecendo uma grande massa de ar seco que já influencia a maioria das áreas da Região Norte e também do Nordeste. Esta é uma situação comum nesta época do ano e por isso a maior parte dessas duas regiões passam esta quinta-feira com muito sol, pouca nebulosidade e sem condições para a chuva.
O sul do Pará deve ser uma das regiões mais secas do país, com níveis de umidade que podem ficar um pouco abaixo dos 20% nas horas mais quentes do dia.
No centro-oeste e norte do Amazonas, em Roraima, no extremo norte do Pará e no Amapá ocorrem várias pancadas de chuva com raios, especialmente à tarde à noite.
No norte de Roraima e nas áreas de fronteira do Amazonas com a Venezuela há risco de temporais. Nas demais áreas de Roraima, no extremo norte do Amazonas e no litoral norte do Amapá, podem ocorrer pancadas de chuva moderadas a fortes.
Na região Nordeste, pancadas de chuva com raios podem acontecer no litoral do Maranhão. Algumas pancadas de chuva estão previstas para o litoral do Ceará.
No leste do Nordeste, as pancadas de chuva são frequentes no litoral, no Agreste e na Zona da Mata, desde o Rio Grande do Norte até a região de Ilhéus, no litoral da Bahia Há risco de chuva moderada forte na faixa litorânea entre Alagoas e a Paraíba.
Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/previsao-do-tempo/atencao-para-baixa-umidade-no-ar-em-grande-parte-do-pais