No segmento e-commerce, novidades: a Best in Class Magazine Luiza (MGLU3) agora é parceira da chinesa AliExpress e com isso pode desbancar (ou tentar) o poderoso Mercado Livre (MELI34). O ringue está pronto!

O otimismo latente volta no setor varejista, um dos mais impactados pela pandemia. O que se vê atualmente é a recuperação que teve seu start no final de 2023, e a melhora seguiu nos dois trimestres deste ano. Segundo o BTG Pactual, impulsionada por uma melhor perspectiva macroeconômica. 

MGLU3 ou MELI34?

Conforme a Genial, a parceria tem potencial de elevar a competitividade do canal de marketplace para as duas empresas no setor. “Isso pode vir a ser uma futura dor de cabeça para o invicto líder do on-line brasileiro, Mercado Livre (MELI34).”

Voltando ao cenário, como nem tudo são flores, essa recuperação do varejo é gradual. Isso porque, segundo o BTG Pactual, a discussão sobre a taxa Selic para 2024 permanece no centro das atenções (que pode impactar a desalavancagem das empresas) e a carga tributária deve aumentar este ano (reforma está no Senado). Ainda por cima, o segundo trimestre foi marcado por enchentes no Rio Grande do Sul e pelas temperaturas mais altas em todo o país, evidenciando os desafios sobre as tendências do setor. 

Os analistas do BTG destacam cinco variáveis do desempenho do setor varejista para o segundo semestre:

  • Altos custos de financiamento e o efeito sobre a demanda do consumidor; 
  • renda familiar e os efeitos da desaceleração da inflação;
  • capacidade dos varejistas de famílias de renda mais alta de sustentar o desempenho superior; 
  • alta alavancagem financeira e a busca pela consolidação do setor; e 
  • impactos da Reforma Tributária. 

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