O preço da melancia registrou queda em Uruana (GO) nesta semana (08 a 12/07), segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Com a frente fria ainda predominando no Sul e no Sudeste, a demanda pela fruta segue restrita. Contando com este comportamento, nesta época do ano, produtores se preparam para reduzir a colheita, a fim de evitar acúmulo de frutas na roça. Nas lavouras goianas, a temperatura segue alta, favorecendo a maturação da fruta.
Assim, nesta semana, a melancia graúda (egt;12 kg) foi vendida na média de R$ 0,83/kg em Uruana, queda de 6,8% em comparação com a semana passada. O Estado de Goiás abastece tanto o mercado interno quanto externo. No caso da parte que é vendida dentro do Brasil, a maioria da produção vai para São Paulo. Já além das fronteiras brasileiras, o principal destino da melancia é a América do Sul, como Argentina e Paraguai.
Uruana, no Centro goiano, está na segunda colocação na lista dos que mais produzem melancia no Brasil. Fica atrás apenas de Baraúna, no Rio Grande do Norte, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/melancia/precos-e-demanda-da-melancia-em-baixa-por-causa-da-frente-fria