A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participará da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, com o tema: “Ciência Para um Futuro Sustentável e Inclusivo: Por um Novo Contrato Social Com a Natureza”, acontece, em Belém, no período de 7 a 13 de julho, no Campus da Universidade Federal do Pará – UFPA.
Nesta quinta-feira (11), no espaço da Feira da Economia Solidária da Diversidade e do Paneiro, a Conab será representada pela assessora da Diretoria de Política Agrícola e Informações, Maria José da Costa, e pela superintendente regional no Pará, Rosanna de Angelis Vallinoto Costa. A estatal participará da Mesa de Conversas onde será abordada a inclusão dos povos indígenas, povos e comunidades tradicionais com o retorno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As apresentações serão feitas no Espaço Cultura Alimentar e contará com as representações da Terra do Meio. Os grupos apresentarão suas experiências na execução do novo Programa de Aquisição de Alimentos, na Terra do Meio, em Altamira (PA), além do aumento dessa participação no ano de 2023 e 2024. Nesta região, participam nove povos indígenas e extrativistas de três Reservas Extrativistas, com uma diversidade de 82 tipos de alimentos, o que demonstra o avanço e a ampliação da participação dos povos e comunidades tradicionais no novo PAA. Representantes dos demais órgãos envolvidos e da sociedade civil organizada estarão presentes durante o evento.
A Companhia vem fomentando esse tipo de produção que é uma das principais finalidades do PAA, com recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Além disso, estimula o consumo de alimentos produzidos localmente e contribui para o acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
A região da Terra do Meio está localizada no centro do Pará, com aproximadamente 9 milhões de hectares de áreas protegidas, entre elas 11 Terras Indígenas e 3 Reservas Extrativistas. Essas populações possuem uma economia diversificada, com atividades como caça, pesca, roça e extrativismo de diferentes produtos.
Serviço:
Mesa de Conversas no espaço da Feira da Economia Solidária da Diversidade e do Paneiro
Data: quinta-feira, 11 de julho
Horário: 9h30 às 12h
Local: INEAF/UFPA – Auditório Dona Dijé (ao lado do Capacit, próximo ao portão 2 da UFPA).
Tema: Apresentação da Ciranda de Saberes – CATRAPOVOS: Avanços e desafios para Compras Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais – PAA e PNAE.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]