Em meio a um cenário de incertezas e negociações lentas, o mercado de arroz em casca no Rio Grande do Sul encerrou junho com preços firmes. De acordo com pesquisadores do Cepea, essa firmeza foi sustentada principalmente pela demanda aquecida do mercado internacional, já que as exportações se mostraram mais vantajosas do que as vendas no mercado interno.
Por outro lado, a redução nas vendas de arroz beneficiado para grandes centros consumidores no Brasil limitou a liquidez e os aumentos nos preços da matéria-prima no fim do mês. Vendedores mantiveram suas propostas firmes devido aos elevados custos estimados. Além disso, as significativas perdas agrícolas causadas pelo El Niño levaram os produtores a buscar maior valorização do arroz em casca.
Do lado da demanda, muitos agentes preferiram trabalhar apenas com os volumes já estocados, conforme indicam pesquisas do Cepea. Algumas indústrias adiaram suas compras, esperando a chegada de navios com cereal importado.
Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/arroz/apesar-do-drama-no-rs-arroz-se-mantem-com-precos-firmes