Você já ouviu falar de Morgan Housel ou deve ter lido algum livro dele, como o “A Psicologia Financeira” que já vendeu 5 milhões de exemplares em mais de 50 idiomas. Em matéria publicada no InfoMoney, que fala sobre ele, diz que na sua obra ele “aponta que o melhor livro possível para o investidor deveria se chamar Cale a Boca e Espere”. “Teria apenas uma página, com um gráfico de crescimento econômico de longo prazo”, diz a reportagem.

De acordo com o InfoMoney, Housel é um entusiasta dos ETFs de índice, “em detrimento de escolher ações a dedo em busca da nova Nvidia (que subiu mais de 500% nos últimos 12 meses), ou de pagar para que gestores de fundos escolham papéis por você.”

Otimize a carteira com ETF

Compre um ETF e o seu dinheiro fica pulverizado em dezenas, centenas ou milhares de papéis que compõem algum índice: um ETF “segue” determinado índice, explica o texto.

Segundo a publicação, essa é a essência do “Cale a Boca e Espere”, o livro-piada de Housel: “um bom índice simplesmente replica o crescimento econômico – seja o local (caso do Ibovespa) seja o global (que o S&P 500 e o VTI replicam melhor”).

Quer acessar as principais recomendações de ETFs e otimizar a sua carteira de investimentos? Acompanhe as atualizações do Clube Acionista e confira a nossa lista exclusiva por aqui.