O Grupo Mateus (GMAT3) vai assumir o controle do Novo Atacarejo através da combinação de todos os negócios da empresa com as operações de atacado, varejo e distribuição do Grupo em Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Essa operação (que envolve 50 lojas) será controlada pelo Grupo (com 51% da economia).
Para o BTG Pactual, a companhia se destaca em quatro pilares:
Sabor regional (e posição de liderança) no Norte e Nordeste do Brasil;
Escala muito maior do que a maioria de seus concorrentes (3º maior varejista de alimentos do Brasil), com uma variedade de formatos de lojas e um negócio de atacado;
Estrutura de distribuição/logística eficiente;
Muito espaço para abrir novas lojas (em novos estados do Nordeste) enquanto ainda preserva seu status como um player regional.
Apesar do cenário e do setor de varejo de alimentos não seja uma grande aposta estrutural, margens apertadas e tendências inflacionárias voláteis, o BTG Pactual ainda vê o Assaí (ASAI3) e o Grupo Mateus (o favorito para 2024 no segmento) como opções mais resilientes.
O BTG tem preço-alvo de R$ 10,00 para as ações GMAT3 em doze meses. Por volta das 10:53 desta segunda-feira (3), as ações da empresa recuavam 0,39%, a R$ 7,75.