Nesta segunda-feira (3), o mercado financeiro local monitora o Boletim Focus, do Banco Central (BC), que traz projeções para o PIB (crescimento), IPCA (inflação), Selic (juros) e Câmbio (dólar), às 8:25.

Além disso, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria de transformação, pela S&P Global, também está no radar financeiro desta segunda-feira.

 

O Ibovespa (IBOV), principal índice acionário da B3, a Bolsa brasileira, encerrou a última sexta-feira, 31 de maio, em queda de 0,50%, aos 122.098,09 pontos.

 

Brasil:

Veja a agenda econômica completa do País nesta segunda-feira (3):

–  8:25: Boletim Focus, a ser divulgado pelo Banco Central (BC);
–  10:00: PMI da indústria, pela S&P Global.

 

Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa (IBOV) nesta segunda-feira (3):

Petrobras (PETR3)(PETR4)

O conselho de administração se reúne na sexta-feira (7) para analisar o pedido feito por acionistas minoritários de realização de uma Assembleia-Geral Extraordinária (AGE) para eleger membros do colegiado, além da presidência do conselho da empresa.

Acionistas estrangeiros se articulam para convocar AGE para submeter mudanças no comando à Lei das Estatais.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Mover

O Senado votará amanhã (4 de junho) o projeto de lei que cria o programa automotivo Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que inclui a taxação de compras internacionais até US$ 50 e a exigência de conteúdo local para exploração de petróleo.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP) acredita que Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) não vetará a alíquota de 20% sobre importações de sites chineses, mas defende a retirada da exigência de conteúdo local.

O Senado está insatisfeito com o texto aprovado na Câmara, que define percentuais mínimos de participação local para empresas que exploram petróleo.

Além disso, o Senado inicia a tramitação da PEC da autonomia financeira do BC e cobrará explicações sobre cancelamentos unilaterais de planos de saúde.

Também votará o projeto que cria as Letras de Crédito de Desenvolvimento, com previsão de arrecadar R$ 10 bilhões anuais. A entrega do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária é esperada, incluindo a proposta de taxação de planos de previdência privada, enfrentando oposição política.

O presidente Lula reunirá sua equipe de articulação política após recentes derrotas no Congresso.

Agora, a emenda determina que vai haver fixação por lei.

Para defensores do texto, a medida fortalece a indústria nacional e garante empregos. Para representantes do setor, pode provocar fuga de investimentos.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

No exterior…

Opep+

Concordou em prolongar os cortes de 3,66 milhões de bpd por três meses, até setembro.

Além disso, alguns dos principais produtores do grupo vão prorrogar os cortes adicionais voluntários de 2,2 milhões barris de petróleo por dia (bpd) até o final do terceiro trimestre e, a partir daí, eliminarão progressivamente as restrições até setembro de 2025.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

EUA

Na agenda econômica dos Estados Unidos da America (EUA) nesta segunda-feira (3):

– 11:00: Índice ISM da indústria de transformação de maio.

 

Europa

Zona do Euro – O Índice de Gestores de Compras (PMI) da Indústria da Zona Euro registou 47,3 em maio, atingindo o seu nível mais elevado em mais de um ano, de acordo com o relatório final da S&P Global publicado na segunda-feira (3).

Embora o valor tenha permanecido abaixo do limiar neutro de 50 pontos, indicou a deterioração mais lenta da saúde do setor produtor de bens da área do euro.

 

Ásia

China – A leitura final de maio do PMI industrial medido pelo setor privado cresceu ao ritmo mais alto em quase dois anos, para 51,7, levemente acima das estimativas de que se manteria no patamar de abril (51,4).

Na noite desta segunda-feira (3), a agência S&P Global divulga o PMI composto do Páis.

 

Ainda nesta semana…

 

Na terça-feira (4), será divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil referente ao primeiro trimestre de 2024.

Na quarta-feira (5), serão anunciados dados de inflação tanto no mercado local quanto no exterior.

Na quinta-feira (6), espera-se que o Banco Central Europeu (BCE) inicie cortes nas taxas de juros, devido a indicadores recentes de atividade e inflação que mostram sinais de arrefecimento.

Além disso, dados de inflação serão divulgados nos EUA e Reino Unido.

Na sexta-feira (7), investidores receberão os dados de maio do mercado de trabalho dos EUA, com o relatório Payroll.

Publicidade

Black Friday:
50% OFF nos combos

Corra e aproveite antes que acabe!