Nesta terça-feira (21), o mercado do câmbio observa discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano, para entender o planejamento da entidade quanto ao ciclo de corte nos juros.

Com os discursos da véspera, membros da autoridade monetária trouxeram ainda mais incertezas para o mercado.

Foi unanime, até mesmo no vice-presidente Philip Jefferson, a falta de confiança de que a inflação dos Estados Unidos da America (EUA) se encaminha de fato para a meta oficial de 2%. 

Nas falas, foi recomendada cautela e sinalizado que os juros básicos norte-americanos vão continuar nos elevados níveis atuais por mais tempo. A taxa de juros dos EUA está atualmente na faixa de 5,25% a 5,50% ao ano.

Por hoje, ainda fica a expectativa para a Ata do FOMC (sigla para Comitê Federal de Mercado Aberto, em português), a ser divulgada na quarta-feira (22).

 

O dólar comercial (compra) encerrou a última segunda-feira (20) em leve alta de 0,05%, a R$ 5,104.

 

ATUALIZAÇÕES:

– 10:12: Dólar comercial (compra): -0,34%, cotado a R$ 5,087.

 

Brasil

Confira a agenda econômica do Brasil nesta terça-feira (21):

–   10:30: Arrecadação fiscal de abril, a ser divulgado pela Receita Federal.

 

No exterior…

Europa

Alemanha – O índice de preços ao produtor (PPI) da Alemanha caiu 3,3% em abril ante igual mês do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (21) pelo Destatis, o escritório de estatísticas do País.

Analistas da FactSet previam recuo de 3,2%.

Em março, o PPI alemão registrou queda anual de 2,90%. Na comparação mensal, o PPI da Alemanha subiu 0,20% em abril, após avançar 0,20% em março ante fevereiro.

A projeção da FactSet era de alta de 0,30%.

 

Zona do Euro – A Zona do Euro apresentou um superávit comercial de 17,30 bilhões de euros em março, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta terça-feira (21), pela Eurostat.

Em fevereiro, o bloco havia registrado saldo positivo menor, de 16,70 bilhões de euros, de acordo com número revisado.

Na comparação mensal, as exportações do bloco subiram 0,10% em março, enquanto as importações caíram 0,10%, também considerados os ajustes sazonais.

 

Ainda nesta semana…

Na quinta-feira (23), operadores de câmbio terão o Markit em foco, a partir da publicação do dado econômico do Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto (preliminar) de maio da Alemanha, Reino Unido, EUA e Zona do Euro.

Quanto a sexta-feira (24), vai ser divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre da Alemanha. Já nos EUA, espera-se pelo Índice de confiança da Universidade de Michigan (final) de maio.

 

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte