O ex-ministro José Dirceu (PT-SP) tem trabalhado para fazer o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT-SP), como sucessor de Gleisi Hoffmann (PT-PR) na presidência do PT, informou Eduardo Gayer para a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S.Paulo.

Na avaliação de Dirceu, Silva possui o perfil conciliador, moderado e pragmático necessário para liderar o partido durante a próxima corrida ao Palácio do Planalto — quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ter de negociar com partidos de centro e da centro-direita para disputar a reeleição.

 

Fundo Clima nas mãos de…

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), chefiado pela deputada federal Marina Silva (Rede-SP), conseguiu um novo adiamento da votação de um projeto que tira parte do seu controle no Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, o Fundo Clima, que detém R$ 10,10 bilhões disponíveis para aportes.

A secretária nacional de Mudança do Clima, Ana Toni, negocia mudanças no parecer da deputada federal Socorro Neri (PP-AC), relatora na Comissão de Meio Ambiente.

Por enquanto, não existe nova data para votação. A proposta já foi retirada de pauta duas vezes a pedido da congressista.

As informações são de Augusto Tenório, para a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S.Paulo.

 

Tem quem negue, mas pode sim ser o nome do campo bolsonarista…

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) diz a aliados que “está totalmente focado em São Paulo” e tenta sinalizar que não avalia concorrer ao Palácio do Planalto em 2026, mas aliados relembram que o político já disse que, “se o cavalo passar selado” na próxima eleição presidencial, ele monta.

As informações são do blog de Bela Megale, do jornal O Globo.

À coluna de Igor Gadelha, no site Metrópoles, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, disse nesta segunda-feira (20) que Freitas deve migrar para o PL em julho, “se Deus quiser”.

O governador, por sua vez, tem evitado cravar datas, mesmo nos bastidores.

 

O correligionário Jean Paul Prates

Desde 2019, quando assumiu o mandato no Senado Federal enquanto suplente de Fátima Bezerra (PT-RN), eleita governadora do Rio Grande do Norte, até janeiro de 2024, o petista Jean Paul Prates repassou R$ 185,6 mil em contribuições aos cofres do partido, informou a coluna de Guilherme Amado para o site Metrópoles. 

Os valores foram informados pelo PT na prestação de contas à Justiça Eleitoral a cada ano.

 

De volta ao RS…

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) planeja fazer uma pesquisa amostral específica para colher os dados da população atingida pela tragédia no Rio Grande do Sul (RS), destacou o blog de Míriam Leitão, no jornal O Globo.

De acordo com o presidente do instituto, Marcio Pochmann, essas informações seriam úteis para desenhar políticas públicas pelos governos locais. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (20), durante o lançamento da força-tarefa do instituto que tem como objetivo auxiliar o processo de reconstrução das áreas afetadas.

A realização do levantamento depende da liberação de orçamento extra por parte do governo federal.

 

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.