Nesta quinta-feira (16), o mercado financeiro local observa os desdobramentos da indicação de Magda Chambriard à presidência da Petrobras (PETR3)(PETR4), com expectativa que a companhia tente frear a queda recente de seu valor de mercado após anunciar a saída de Jean Paul Prates de sua presidência.

Na última quarta-feira (15), a estatal perdeu R$ 35,5 bilhões.

 

O Ibovespa (IBOV), principal índice acionário da B3, a Bolsa brasileira, encerrou a última quarta-feira, 15 de maio, em queda de 0,38%, aos 128.027,59 pontos.

 

Brasil

Confira a agenda econômica do Brasil nesta quinta-feira (16):

–     8:00: Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV);
–     8:00: Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV);
–     8:00: Indicador de Comércio Exterior (ICOMEX) referente ao mês de abril, pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV);
–   10:15: Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao mês de março, pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

ICOMEX: O saldo da balança comercial em abril foi de US$ 9,0 bilhões, um bilhão a mais do que em abril de 2023, apontou o Indicador de Comércio Exterior (ICOMEX), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

IGP-10: O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) subiu 1,08 no mês de maio após uma sequência de três meses de deflação. O indicador acumula alta de 0,34% no ano e queda de 1,27% em doze meses.

 

IPC-S: O IPC-S subiu 0,45% na 2ª leitura de maio. Índice acumula alta de 3,23% em doze meses.
 

 

Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa (IBOV) nesta quinta-feira (16):

 

Petrobras (PETR3)(PETR4)

i. O diretor mais ligado a Jean Paul Prates já caiu ontem, com a saída de Sergio Caetano Leite (Finanças).

O Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, apurou que ainda podem fazer parte da lista de exonerados mais dois nomes pelo menos: Joelson Mendes (Exploração e Produção) e Carlos Travasso (Engenharia, Tecnologia e Inovação).

Quanto a Maurício Tolmasquim, de Sustentabilidade e Transição Energética, seu destino ainda não foi definido, mas, nos corredores da empresa, prevalece a percepção de que “entrega pouco” e pode ter o mesmo destino do ex-senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Magda Chambriard chega à empresa com a missão de acelerar os investimentos, depois de a lentidão da entrega de projetos ter custado o emprego de Prates, que passou a gestão em rixa com o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD-MG).

 

ii. Em relação aos dividendos, o advogado Leonardo Antonelli, ex-conselheiro da Petrobras (PETR3)(PETR4) entre os anos de 2020 e 2021 e assessor de alguns dos maiores acionistas minoritários da empresa, não acredita em surpresas negativas.

“Fernando Haddad tem participado mais ativamente das discussões e interessa à Fazenda a manutenção do pagamento dos dividendos”, disse, com a observação de que a petroleira respeita a política de 45% do fluxo de caixa livre.

 

iii. A empresa esclareceu os próximos passos da sucessão no comando e confirmou que o nome de Magda Chambriard não tem de ser submetido a assembleia-geral, já que a eleição para presidente compete apenas ao conselho de administração.

A análise da indicação passa primeiro pelos Recursos Humanos (RH) e Comitê de Pessoas (COPE), em um processo que se estende por até quinze dias.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Desoneração da folha de pagamentos

O acordo em torno da desoneração da folha de pagamentos vai ser levado adiante pelo Congresso Nacional por um projeto de lei (PL) protocolado ontem pelo líder do União Brasil (UB), o senador Efraim Filho (União Brasil – PB), e não mais via Supremo Tribunal Federal (STF).

Líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner deve ser o relator da proposta e se dispôs a apresentar seu parecer assim que Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, colocar o PL em pauta.

Efraim pediu para o projeto ser votado ainda nesta quinta-feira (16) no Senado Federal.

O político conversou com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, para que a proposta tenha prioridade na Casa, de modo a ser aprovada até a próxima segunda-feira (20), data a partir da qual as empresas de dezessete setores teriam de recolher a alíquota maior sobre a folha.

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao ministro do Supremo Cristiano Zanin que suspenda por sessenta dias os efeitos da liminar que derrubou a desoneração, caso o projeto de lei (PL) que contempla o acordo entre o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Congresso Nacional não passe até segunda-feira.

Na semana passada, Fernando Haddad e Rodrigo Pacheco anunciaram o acordo que mantém a desoneração neste ano para os setores e aplica a reoneração de forma gradual a partir de 2025.

A saída política dispensa a via judicial.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

No exterior…

EUA

Confira a agenda econômica dos Estados Unidos da América (EUA) nesta quinta-feira (16):

–     9:30: Índice de Atividades do Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano, da filial da Filadélfia referente ao mês de maio;
–     9:30: Volume de pedidos semanais de auxílio-desemprego;
–   10:15: Produção industrial (abril).

 

Seguro-desemprego: Os novos pedidos de seguro-desemprego caíram a 222 mil na semana encerrada em 11 de maio, informou o Departamento de Trabalho local, acima das expectativas do mercado financeiro (220 mil).

 

Ásia

China 

Agenda:

–   23:00: Investimento em ativos fixos (abril);
–   23:00: Produção industrial (abril);
–   23:00: Taxa de desemprego (abril);
–   23:00: Vendas no varejo (abril).

 

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!