Um projeto de lei que visa estabelecer uma estrutura regulatória para o mercado de criptomoedas nos EUA provavelmente não será aprovado neste Congresso, mas pode servir como base para futuras legislações, segundo o banco de investimento TD Cowen.  

FIT21 em votação na Câmara  

O projeto de lei, conhecido como Lei de Inovação e Tecnologia Financeira para o Século 21 (FIT21), está programado para ser votado no plenário da Câmara no final de maio.  

A iniciativa, liderada por republicanos, propõe uma abordagem abrangente para a regulamentação da criptomoeda, transferindo mais responsabilidades para a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC). 

TD Cowen: poucas chances de aprovação no Senado 

No entanto, o TD Cowen acredita que o FIT21 tem poucas chances de ser aprovado no Senado. “Os bancos do Senado não fizeram o trabalho de preparação suficiente para que a legislação seja aprovada”, afirma o banco de investimento.  

O TD Cowen ainda afirma que “além disso, os democratas estão muito mais focados na proteção dos investidores do que no que está incluído neste projeto de lei.” 

Bases para o futuro 

Apesar das baixas expectativas de aprovação neste ano, o TD Cowen vê o FIT21 como um passo importante para o debate sobre a regulamentação da criptomoeda nos EUA. “Seria um alicerce crítico para o Congresso em 2025/26, quando esperamos um esforço renovado para promulgar legislação sobre a estrutura do mercado criptográfico”, explica o banco.  

A votação do projeto pode ajudar a esclarecer as posições dos democratas e republicanos sobre questões como combate à lavagem de dinheiro e proteção aos investidores. 

Trump e o futuro da criptomoeda 

O ex-presidente Donald Trump expressou recentemente apoio à criptomoeda, mas o TD Cowen ressalta que não está claro se ele manteria essa postura caso seja eleito novamente no final deste ano. O banco de investimento adverte que o apoio de Trump à criptomoeda pode se tornar uma “complicação” no futuro. 

“Não está claro se Trump seguiria essa abordagem se vencer em novembro. No entanto, acreditamos que ele corre o risco de polarizar ainda mais a supervisão das criptomoedas, o que pode tornar mais difícil encontrar um compromisso bipartidário. Estaremos observando isso de perto”, disse o banco de investimento. 

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!