Lá nos resultados 3T23 o Acionista já falava que o setor saúde não ia nada bem e a Hypera (HYPE3), Best in Class, a maior farmacêutica do Brasil, passava por um mau momento. Bem, parece que agora o remédio amargo continua, com a empresa acumulando queda de aproximadamente 19% em 2024 nas suas ações. Mas há quem veja o copo meio cheio ou meio vazio: “é uma oportunidade de comprar mais barato ou um motivo para tomar cuidado?”, questiona o especialista em Investimentos, Gustavo Guerses.

Antes de  mais nada, recentemente uma reportagem no E-investidor, sobre o setor da saúde no mercado financeiro dizia que “as ações do setor de saúde costumam ser classificadas como defensivas por serem uma atividade econômica essencial para a sociedade”; e que essa característica “traz a ideia de que as empresas são menos suscetíveis aos ciclos econômicos, como o caso do varejo, e, por isso, tendem a atrair os investidores que buscam menos estresse na Bolsa de valores”. Talvez essa explicação facilite a pergunta do primeiro parágrafo.

Ações em queda e cenário difícil

“As ações HYPE3 acumulando queda de cerca de 19% desde o início do ano, maior que a do Ibovespa, com os investidores provavelmente precificando números mais fracos no 1T24, após o não atingimento do guidance proposto para 2023, o que não aconteceu”, comentam os analistas do BB Investimentos demonstrando a sensação do esperar para crer.

Segundo eles, “a expectativa é de que a Hypera enfrente um cenário mais favorável nos próximos meses devido à consistência dos números apresentados. Portanto, mantemos nosso preço-alvo para o final de 2024 em R$ 38,10 e a recomendação Neutra, até incorporarmos os números do 1T24”.

O BB considera os resultados da empresa positivos: o crescimento da receita líquida foi impulsionado especialmente pelos segmentos de Skincare, Produtos de Prescrição e Similares, dado que as categorias de Gripe, Respiratório, Dor e Febre, segmentos de maior exposição da companhia, apresentaram um menor ritmo de crescimento no trimestre. 

“Segundo informado na teleconferência de resultados, o segmento institucional mostrou crescimento acima dos demais, mas ainda é pouco representativo em termos de números. Apesar da queda na margem bruta devido a uma maior ociosidade fabril, merecem destaque o aumento da margem Ebitda e a forte geração de caixa operacional registrada por mais um trimestre, que corrobora com o entendimento de que a perpetuidade do indicador contribui para a manutenção de um negócio saudável, com a possibilidade de queda de alavancagem financeira no futuro”. 

Para a XP Investimentos, os resultados da Best in Class foram mistos no 1T24: um lucro líquido de R$ 392 milhões; receita líquida aumentou 7,6% A/A, devido ao crescimento do sell-out do canal de varejo farmacêutico.

“O lucro líquido foi parcialmente consumido pelas despesas financeiras líquidas, dada a atual alavancagem financeira da empresa (2,7x EBITDA ajustado). A empresa registrou melhorias na conversão de caixa operacional, mas o crescimento do capital de giro acima da receita líquida continua sendo um ponto de atenção. Em suma, consideramos esses resultados como mistos, com as melhorias no lucro líquido e na geração de caixa sendo positivas, e o aumento do capital de giro sendo negativo”, comentam os analistas.

O que esperar de Hypera (HYPE3)?

Segundo a Nord, a forte geração de caixa operacional da companhia foi positivamente impactada pela redução dos estoques e ajustes na concessão de crédito a fornecedores. 

“A companhia adotou uma estratégia vencedora em reduzir os estoques internos de matérias-primas e produtos acabados, o que gerou um ótimo resultado no 1T24.” A Hypera encerrou o trimestre a 2,5x dívida líquida/Ebitda, reduzindo gradativamente, o que é bastante positivo.

Vale a pena investir?

Levando em conta as quedas das ações, o 1T24 veio dentro do que os analistas esperavam para o primeiro trimestre do ano. 

“Esperamos um ritmo de crescimento mais forte ao longo de 2024. A companhia negocia cerca de 8x lucros em 2025, cerca de 40% de desconto frente aos números atuais (11x lucros). Achamos que a companhia está mais do que de graça com esses apontamentos do setor e desconto de múltiplos. Nesse sentido, mantemos recomendação de compra para as ações da Hypera.”

Quer saber quais as principais recomendações para investir conforme a seleção Best in Class? Veja a lista de ativos, por aqui.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte