Nesta quarta-feira (8), a Taesa (TAEE11) anunciou aos seus acionistas, ao mercado em geral e aos demais interessados proposta de distribuição de proventos.

Pela execução do planejamento estratégico e maior previsibilidade por parte do mercado, a base de cálculo para distribuição de proventos da companhia passa a ser o lucro líquido regulatório a partir de 2024.

Para o exercício social de 2024, a proposta de distribuição de proventos vai ser de, no mínimo, 75% do lucro líquido regulatório.

A partir do exercício social de 2025, a intenção da companhia consiste em propor a distribuição de proventos entre 90% e 100% do lucro líquido regulatório.

Esta proposta de distribuição de proventos não gera direito adquirido aos acionistas, e toda a distribuição se sujeita à geração de caixa e situação financeira da companhia, às necessidades de alocação de recursos para fazer frente aos planos de investimentos, bem como às devidas aprovações societárias.

A proposta não altera a distribuição dos dividendos mínimos obrigatórios prevista no Estatuto Social, que consiste a um dividendo anual não cumulativo de, pelo menos, 50% do lucro líquido ajustado do exercício.

Nesse sentido, o valor anual apurado de distribuição deve sempre ser maior ou igual a 50% do lucro líquido IFRS do exercício, após os devidos ajustes legais e estatutários.

A alteração da base de cálculo da distribuição de proventos para o lucro líquido regulatório reforça a estratégia da companhia baseada no crescimento sustentável e solidez financeira e permite maior previsibilidade na distribuição dos proventos com base na geração de caixa da Taesa.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.