Os máximos históricos do preço de Bitcoin dão a entender que, mais do que uma bull run, o mercado cripto está em um novo ciclo. Ou seja, em bull market. Contudo, será que isso significa que os picos de BTC, bem como de muitas outras altcoins e meme coins, estão somente no início? A realidade é que os diferentes indicadores micro e macroeconômicos poderão ajudar a esclarecer algumas dessas dúvidas.

Se sabendo que, quando se começa ouvindo muito, em nosso dia a dia, comentários sobre criptomoedas, poderá ser um indicado de enorme demanda e euforia no mercado, a verdade é que preciso analisar muito além do FOMO que é criado. Até porque, como se sabe, muitas meme coins ou novas altcoins, se tornam uma autêntica roleta brasileira, no momento de investir. Não só por seu white paper estar longe de ser transparente, mas também por seu market cap contribuiu para uma volatilidade que dificilmente iria encontrar em mercados como de ações, Bonds ou até de imobiliário.

Mercado de Criptomoedas entrou em estado de FOMO?

De fato, cada vez mais, a expressão millenial “FOMO – fear of missing out” se está popularizando, até por analistas e especialistas dos mercado financeiros. Isso porque, tirando projetos de criptomoedas promissores e com equipes sólidas, já se compreendeu que a maioria de altcoins não apresentam um grande fundamento. Ao ponto de seu preço subir por esse tal FOMO. Porém, se esse FOMO poderá levar os “early investors” a potenciais retornos elevados, a descida poderá também ser igualmente acentuada.

Tal como está presente em seu nome, a categoria de meme coins está mais importada no “hype” criado em volta de seu token, do que propriamente de seu futuro ou de potencial adoção. Assim sendo, para evitar ser “vítima de FOMO” – algo que arruinou muitos portfólios no anterior bull market – atente nos seguintes indicadores sobre criptomoedas que poderão ter algo mais do que FOMO elevando o preço de seu token:

  • Equipe e projeto definidos e registrados em white paper
  • Financiamento por outros meios, não contando só com investidores
  • Tecnologias e potenciais adoções que entreguem valor real e na prática
  • Staking, libertação de tokens e até mineração transparentes
  • Comunidade forte e com números reais
  • Responsáveis pelo projeto dão a cara e explicam seu real valor

Na verdade, esses são somente alguns pontos a considerar, para evitar estar investindo mais do que uma “perigosa” e volátil meme coin. Claro que ao estar investindo em um ativo financeiro que registrou uma enorme alta, é natural que o risco de descer será também mais elevado. Acima de tudo, tente rejeitar esse medo de perder a alta, tentando agir em uma forma de mais de longo prazo.

Halving de Bitcoin é o único motivo para novo bull market?

Mesmo que os analistas e comentaristas de mercados não queiram já declarar esse um novo “bull market” do mercado de criptomoedas, a realidade é que essa enorme bull run – que levou a novos históricos no preço BTC – claramente indicam que o ciclo de queda constante mudou radicalmente nos últimos meses. Até porque o Halving de BTC – momento em que a mineração de BTC dificulta de forma significativa – historicamente, motivou uma subida no preço de Bitcoin, a “mãe das criptomoedas”. Contudo, se um “all time high” de Bitcoin costuma significar novos máximos para altcoins conceituadas como Solana, Ethereum, Litecoin ou até a meme coin Dogecoin, a realidade é que esses ativos estão ainda longe desses picos máximos. Tal poderá significar que o domínio de Bitcoin, dentro do mercado de criptomoedas, poderá subir ainda mais. Tudo isso deverá ser considerar, antes de investir em criptomoedas em 2024.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte