Conforme a maior procura por diversificação, investidores em busca de alternativas internacional sem sair do Brasil, podem optar pelos BDRs de ETFs. Trata-se de uma modalidade disponível na Bolsa de Valores brasileira servindo de alternativa estratégica.
Esses ativos de renda variável, negociados no mercado brasileiro, replicam os movimentos de ETFs emitidos globalmente, permitindo exposição a diversos mercados internacionais. Além disso, muitos deles, por conta dos ajustes dos índices também distribuir dividendos periódicos.
BDRs de ETF para diversificação internacional:
Alemanha – iShares MSCI Germany BDRs de ETFs (BEWG39):
O ativo companha o índice MSCI Germany. Atualmente composto por 62 empresas, incluindo gigantes como BASF, Allianz e Mercedes Benz. Assim, cobrindo cerca de 85% do universo de ações na Alemanha.
Austrália – iShares MSCI Australia ETF (BEWA39):
Atrelado ao índice MSCI Australia, abrangendo 64 empresas. Na cesta de ativos, estão por exemplo o BHP Group e Commonwealth Bank. Além disso, representa aproximadamente 85% da capitalização de mercado ajustada pelo free float na Austrália.
Canadá – iShares MSCI Canada ETF (BEWC39):
Busca replicar o índice MSCI Canada Custom Capped. Como destaque no índice podemos citar empresas como Royal Bank of Canada e Shopify. Ou seja, atuando nos segmentos de grande e média capitalização do mercado canadense.
Coreia do Sul – iShares MSCI South Korea (BEWY39):
Acompanha o índice MSCI Korea 25/50, composto por 103 empresas. Entre elas está a Samsung, KIA, LG e Hyundai. Assim, o índice mensura o desempenho do mercado sul-coreano.
França – iShares MSCI France (BEWQ39):
Este BDR de ETF replica o índice MSCI France. Medindo o mercado francês com 71 constituintes, incluindo por exemplo LVMH, L’Oréal, Airbus e BNP Paribas.
Japão – iShares MSCI Japan (BEWJ39):
Atrelado ao índice MSCI Japan, que avalia empresas japonesas de grande e média capitalização. Dessa forma, contendo ações de empresas como Toyota, Sony, Mitsubishi e Nintendo.
México – iShares MSCI Mexico BDRs de ETFs (BEWW39):
Busca seguir o índice MSCI Mexico IMI 25/50, ou seja medindo o desempenho do mercado mexicano. O índice cobre aproximadamente 99% da capitalização de mercado ajustada pelo free float no México.
Taiwan – iShares MSCI Taiwan (BEWT39):
Este fundo segue o índice MSCI Taiwan 25/50, medindo o desempenho de empresas taiwanesas de grande e média capitalização. Como destaque, podemos citar a participação do TSMC.
Investir em BDRs de ETFs proporciona uma maneira conveniente e eficaz de diversificar sua carteira internacionalmente. Para aproveitar oportunidades oferecidas por diferentes mercados globais acesse as recomendações do Clube Acionista por aqui.