Olá! Podemos dizer que o ano começou de fato? rs. A rotina esta semana grita em nossos ouvidos, depois dos acontecimentos do carnaval.

Falando em rotina, estamos transitando para o terceiro mês do ano e precisamos fazer nossos ajustes considerando os gastos do mês anterior e as projeções (final do mês de março temos a Semana Santa e Páscoa, mas falamos disso nas nossas próximas conversas).

Aqui em casa tenho muitas despesas parceladas em meu cartão de crédito, mesmo que eu reduza ainda não consegui zerar, então comecei a utilizar uma técnica da gestão ágil para me ajudar no controle dessas despesas que surgem em nosso cotidiano (quase como respirar, ainda mais tendo criança pequena em casa, sempre uma surpresa financeira para gerir, rs.), o KANBAN.

Como funciona o Kanban

A técnica do Kanban corresponde em construir um quadro com três colunas, uma para cada conjunto de ação: a fazer, fazendo e concluído. A adaptação que fiz é:

  1. Na coluna do “a fazer” eu coloco as coisas que eu preciso realizar na casa que envolvem gastos ( seja melhoria ou manutenção);
  2. Na coluna do “fazendo”, adiciono as que já comecei a realizar e seus valores totais e em parcelas;
  3. Na coluna do “concluído”, desloco as despesas que já terminei de pagar.

A grande questão é, eu só inicio uma nova despesa (quando é planejada, tipo um sonho ou uma meta) depois que conclui a que está em andamento. No entanto, como tudo na vida é repleto de imprevistos, já percebi que consigo deixar até três despesas em fazendo sem me enrolar. 

A visualização que o Kanban me dá favorece a minha percepção de como eu estou gerindo as minhas despesas parceladas (sim, eu também anoto quantas parcelas estão faltando, rs.). Assim, eu listo as despesas que já tenho e as que pretendo fazer me ordem de prioridade. Estou usando a técnica há um mês, percebi que apresentei uma consciência maior dos meus gastos.  

Então, você já sabe que eu gosto de listas (não é?), pois te convido a pensar mais uma para o nosso mês que começa na sexta-feira e tentar usar o kanban para visualizar essa gestão de finanças.

Tenta e depois me diz como tem sido.

Bom mês!

Até breve!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte