“O IEFQB apresentou rentabilidade praticamente igual ao IHFA, mas com menos de 70% da volatilidade”
O Departamento de Análises Quantitativas da Equus Capital, sempre na vanguarda da inovação financeira, desenvolveu o Índice Equus de Fundos Quantitativos Brasil (IEFQB). Este índice inédito é especialmente projetado para avaliar o desempenho dos gestores de fundos quantitativos brasileiros. Por ser um mercado ainda muito novo no país e pouco conhecido pelos investidores, o objetivo é mostrar através de dados, se esta classe de fundos realmente está entregando mais retorno do que todo o setor de fundos tradicionais.
A metodologia empregada no Índice Equus de Fundos Quantitativos Brasil (IEFQB) segue os padrões dos índices setoriais de fundos dos EUA. Este índice abrange 10 dos mais antigos e tradicionais fundos quantitativos do Brasil, uma seleção necessária devido à amostra relativamente pequena de fundos quantitativos no país, em comparação com índices similares nos EUA, como o Eurekahedge AI Hedge Fund Index, que contém 12 fundos. A escolha desses fundos reflete a intenção de capturar a essência e o desempenho do setor quantitativo brasileiro, sendo balanceado diariamente para garantir uma representação equitativa. A metodologia adotada para o IEFQB inclui um peso igual para cada fundo constituinte, balanceado diariamente. Notavelmente, a correlação do IEFQB com o IHFA é de 97,85%, evidenciando uma forte relação entre os desempenhos dos fundos quantitativos e o mercado de fundos multimercado brasileiros.
O índice reflete o desempenho dos gestores que implementam modelos de inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning) em seus processos de decisão de investimentos. Nos EUA, por exemplo, cerca de 31% do capital dos hedges funds está alocado através de fundos quantitativos e estes apresentaram rentabilidade 1,75x que os fundos tradicionais nos últimos 13 anos. No Brasil, este percentual é inferior a 0,05%. Entretanto, o crescimento é impressionante. Em 2018, o patrimônio líquido dos fundos quantitativos brasileiros somados atingiam R$ 800 milhões. Atualmente, este montante já supera R$ 7,6 bilhões, ou seja, um crescimento de quase 10x em 5 anos.
Um aspecto notável do IEFQB é o seu desempenho em comparação ao Índice de Hedge Funds ANBIMA (IHFA), que avalia a performance dos principais fundos multimercado brasileiros. Desde a data de 02/01/2018, até o fim de janeiro de 2024, o IEFQB acumulou um retorno de 57,6%, similar ao IHFA, que registrou um retorno de 57,8%. Neste mesmo período, o CDI foi de 52,2%. O IEFQB apresentou volatilidade de 3,4%, contra 4,9% dos fundos tradicionais, ou seja, representando menos de 70% da volatilidade em relação ao IHFA. Essa diferença demonstra a robustez e a estabilidade dos fundos quantitativos incluídos no índice Equus. ‘Este novo índice está provando através dos números que os fundos quantitativos perfomam com mais estabilidade. Isso explica o crescimento expressivo de capital alocado nos últimos 5 anos’, explica Felipe Uchida, Sócio e Diretor de Análises Quantitativas da Equus Capital.
O Índice Equus de Fundos Quantitativos (IEFQB) também se destaca quando se trata de drawdown, um indicador crítico do risco de perda em carteiras de investimento. Basicamente, é a mediação da maior queda acumulada no ativo, desde o seu último ponto máximo. O consolidado registrou um drawdown máximo de apenas -3,1%, em contraste com o -11,4% do IHFA. Isso indica que o Índice Equus teve um drawdown quase quatro vezes menor do que o IHFA, reforçando a resiliência e a menor propensão ao risco dos fundos quantitativos sob sua análise.
Quando olhamos para um recorte de curto prazo, no mês de janeiro, o IEFQB obteve -0,25% de retorno, em comparação a -0,32% do IHFA. Para os últimos 12 meses, o IEFQB obteve 6,58% de retorno, em comparação a 7,71% do IHFA, com uma volatilidade de 2,98% versus 3,21%.
“Esses resultados não apenas evidenciam a eficácia dos fundos quantitativos no Brasil, mas também reforçam a posição da Equus Capital como uma líder inovadora no campo das análises financeiras quantitativas. O Índice Equus de Fundos Quantitativos Brasil (IEFQB), é uma ferramenta que vai dar mais visibilidade ao investidor sobre o desempenho dos fundos de algoritmos em relação aos fundos tradicionais, reforçando nossa visão de que a gestão quant é um movimento inevitável e irreversível no longo prazo.”, ressalta Uchida.
Comprometida com a transparência e o fornecimento de informações atualizadas aos investidores, a Equus Capital divulga mensalmente o desempenho do recém-lançado Índice Equus de Fundos Quantitativos Brasil (IEFQB).