▪️Nosso view:
1) O pedido de Impeachment contra o presidente Lula, em razão das declarações em relação à Israel, conta com cerca de 110 assinaturas.
2) Dentre aqueles que assinaram estão principalmente representantes de partidos de oposição como o PL e o Novo. Há também alguns do Centrão como União Brasil, PSD e o MDB.
3) Destacamos que dentro dessas legendas há setores que são de oposição. Nenhum dos partidos do Centrão tem uma bancada 100% alinhada com o governo.
Peça-chave: Destacamos que a apresentação de pedidos de Impeachment tem sido uma ferramenta usual da oposição dentro e fora do Congresso.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
4) Segundo o regimento interno da Câmara, é permitido a qualquer cidadão protocolar um requerimento de pedido de impeachment na Casa contra o presidente da República.
5) Lembra? Dentro dessa lógica, o ex-presidente Bolsonaro foi alvo de 158 pedidos encaminhados durante os seus quatro anos de gestão (2018 a 2022). Michel Temer no seu curto mandato como presidente teve 31 pedidos.
▪️Nosso cenário base.
1) Cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira, dar encaminhamento ao pedido de Impeachment contra Lula.
2) É verdade que Lira e o governo vivem entre altos e baixos, mas na atual conjuntura, as chances de isso acontecer é mínima. O nosso cenário base: Pouco Provável. 🔴
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Vamos acompanhando.
Termômetro Análise Política.
🟢 Muito provável.
🔵 Provável.
🟡 Indefinido.
🔴 Pouco provável.
Erich Decat
Head de análises políticas da Warren Investimentos