Nesta minha jornada de investidora, tenho me deparado com leituras e conversas profícuas sobre a sabedoria financeira encontrada nas escrituras bíblicas. Eu sou cristã, tenho minha religiosidade e meus “rituais”, mas não havia me dado conta das lições que poderia tirar sob o viés dos investimentos em versículos. E eles sempre estiveram entre nós, de uma forma ou de outra.
Não é difícil fazer analogias e, a partir delas, concluir que é possível investir melhor depois de dedicar um tempo às leituras do Evangelho, por exemplo. Já ouvi: “está tudo na Bíblia”; “Jesus ensinou muito sobre dinheiro”. Então fui atrás, afinal, cabe muito conhecimento nas minhas malas para essa viagem incrível.
Depois de pesquisar, encontrei 5 versículos no site Vamos Prosperar, do Samuel Vinícius e adaptei aqui com base em tudo que já comentei em outros textos, inclusive citando o Clube Acionista:
1- Sem pressa por resultados: Uma característica para ser investidor no mercado financeiro é o exercício da paciência. Isso foi bem difícil para mim no começo, que pensava que o retorno seria tão fácil quanto enviar um Pix.
“A riqueza adquirida às pressas diminuirá; mas quem a ajunta pouco a pouco terá aumento.” (Provérbios 13:11)
2 – Guarde uma parte: Lembro de já ter falado aqui no Malas sobre minha dificuldade de iniciante que era aprender a guardar uma grana do trabalho para investir porque sempre achei que tinha que ser muita. Ainda não consigo fazer todo mês pois os boletos, às vezes, são mais fortes.
“O faraó também deve estabelecer supervisores para recolher um quinto da colheita do Egito durante os sete anos de fartura. Eles deverão recolher o que puderem nos anos bons que virão e fazer estoques de trigo que, sob o controle do faraó, serão armazenados nas cidades. Esse estoque servirá de reserva para os sete anos de fome que virão sobre o Egito, para que a terra não seja arrasada pela fome.” (Gênesis 41:34-36)
3 – Multiplique a grana separada: É o complemento do anterior. A única maneira para essa multiplicação é investir, não na blusinha da vitrine, mas em renda fixa, renda variável… Com orientação, que você encontra no Clube Acionista também. Pratique a sua sabedoria financeira.
Parábola dos Talentos, Mateus 25:14-30: “Jesus conta a história de um senhor que sai de sua terra e deixa seus bens sob a administração de três servos. Não se sabe quanto tempo ele ficou fora, mas quando voltou, perguntou a cada servo: O que você fez com os talentos que deixei com você? O servo que recebeu um talento não fez nada: recebeu um, escondeu e continuou apenas com um. Os que receberam dois e cinco talentos multiplicaram o que receberam e ficaram com quatro e dez talentos respectivamente.”
4 – Diversifique seus investimentos: Essa é a bandeira aqui do Acionista e não é de hoje que virou premissa. Tanto nos meus textos para o Portal quanto para a minha vida de “investidora” de primeira viagem. Jamais se apegue a um tipo de investimento, aliás, o não apego serve para muita coisa nesta vida.
“Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra.” (Eclesiastes 11:2)
5 – Diversifique de acordo com a sua fé: Sobre isso eu ainda não havia escrito. Foi com o versículo e a explicação do Samuel Vinícius que refleti. Pode-se interpretar como não investir em empresas fraudulentas, de origem que vão contra nossos princípios e valores, nas praticantes de greenwashing, por exemplo.
“Saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”. (2 Coríntios 6:17)
Legal, não? Sabedoria financeira nunca é demais.
Bom Carnaval!
(Fonte: vamosprosperar.com)