O futebol americano também encanta os brasileiros. De acordo com dados da própria NFL, no último Super Bowl, em fevereiro de 2023, a audiência global entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles foi de 56 milhões de pessoas – um aumento de 7% em relação a 2022. Somente no Brasil, 2,5 milhões de pessoas assistiram à decisão, incluindo uma audiência média de mais de 500 mil fãs. Os números representam um aumento de 19% em relação ao ano anterior no país em pelo menos uma década.
Em vista deste crescimento, já há um impacto positivo no varejo. Dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, há registro de aumento nas vendas de algumas categorias de brinquedos, considerando a soma dos 12 países medidos.
Pois a categoria de figuras de ação colecionáveis, por exemplo, apresentou bons resultados, impulsionados pelo crescimento da licença da NFL. No total, entre os meses de janeiro a novembro de 2023, foram vendidos mais de 3 milhões de dólares em bonecos colecionáveis da licença da NFL e registrado um aumento de 77% nas vendas, quando comparados com o mesmo período de 2022.
São Paulo vai sediar jogo da NFL
Conforme a Circana, a liga programa a realização de um jogo da temporada regular da NFL no Brasil em 2024. Isso porque o país é considerado um dos principais mercados de captação de novos negócios e receitas. O evento, que acontecerá em São Paulo, deve movimentar cerca de US$ 60 milhões (aproximadamente R$ 291 milhões), segundo a estimativa da SPTuris.
Moda – De acordo com a Segmenta, empresa que atua em parceria com a Circana, o futebol americano também apresenta resultados positivos na moda esportiva. Até novembro de 2023 – puxado especialmente por vestuário, que corresponde a 93% das vendas da modalidade – o esporte foi o terceiro maior crescimento no Brasil, com um avanço de 25% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento foi gerado, em especial por uniformes da Nike, fornecedora oficial da NFL.
Sobre a Circana – empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Saiba mais em www.circana.com.
(Material enviado por Mosaike/Jamila Araújo)