No Brasil, inflação ao consumidor teve alta de 0,56% em dezembro de 2023, superando a previsão de 0,50%
Em Wall Street, a deflação ao produtor em dezembro fez reacender as expectativas para corte dos juros norte-americano no final do 3T24. A inflação de dezembro veio em 0,3%, acima do esperado de +0,2%, no entanto, o núcleo ficou em +3,9%, abaixo das expectativas.
Já a inflação ao produtor teve nova deflação em dezembro de -0,1%, ante +0,1% esperado e com o núcleo vindo em +1,8% no acumulado do ano. Além disso, o Ibovespa teve mais uma semana de queda.
Na Europa, as vendas no varejo recuaram 0,3% em novembro, em linha com o esperado. Na comparação anual, caiu 1,1%, menos do que a expectativa de -1,5%.
O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você entender mais sobre investimentos. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Na China, a balança comercial mostrou ainda que as exportações e importações chinesas continuam amenas, refletindo também um crescimento menor da atividade econômica mundial.
Cenário Local
O índice de preços ao consumidor do Brasil registrou alta de 0,56% em dezembro de 2023, superando a previsão de 0,50%. Esse resultado foi impulsionado pelo aumento nos preços dos alimentos, artigos de residência, vestuário e transporte.
Juros
A curva de juros oscilou pouco, entre a deflação no atacado e inflação ao consumidor acima do esperado sendo digerido pelos investidores nos EUA ainda no ano passado.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Câmbio e Commodities
O real se valorizou na semana, apesar do dólar ter ficado de lado perante as principais moedas no mundo.
O barril de petróleo subiu na sexta-feira com EUA e Reino Unido atacando o Iêmen, em resposta aos ataques a navios cargueiros na região do mar vermelho.
Leia também: Tesouro Selic ainda vale a pena?
Renda Fixa
As taxas de renda fixa não tiveram grandes mudanças apesar da queda da curva de DI futuro. As emissões de crédito privado voltaram novamente com grandes emissões abrindo o ano.
Perspectivas para a semana
Esta semana, as atenções estarão voltadas para o mundo corporativo nos Estados Unidos, com notícias importantes relacionadas aos gastos com equipamentos semicondutores e às previsões de empresas como a Applied Materials.
Através do formulário abaixo, você pode saber mais sobre os investimentos e o nosso time de especialistas pode te ajudar a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e saiba mais!
The post Balanços corporativos nos EUA movimentam o mercado appeared first on iHUB Lounge.