De olho na sustentabilidade corporativa. O número impressiona e com certeza deve ser considerado pelas empresas como uma situação bem séria. Sem falar das entidades responsáveis pela “fiscalização”. Nove em cada 10 investidores brasileiros, ou seja, 98%, dizem que não confiam em relatório corporativos de sustentabilidade, de acordo com a Pesquisa Global com Investidores 2023 da PwC, multinacional de auditoria e consultoria. No cenário internacional, o índice de percepção de greenwashing é de 94%. Essa é a terceira edição do estudo, que entrevistou mais de 340 investidores e analistas.
O que é greenwashing?
…do inglês, “lavagem verde”, é divulgar dados ou informações sobre sustentabilidade não verdadeiros, “maquiados”. Uma empresa pode afirmar que seus produtos, ações, operações são sustentáveis, por meio de relatório ou publicidade, com informações “superfaturadas”, indevidas, com o objetivo de participar de rankings e índices e conquistar investidores, logo, investimentos.
A Azul (AZUL4)…
… tem planos louváveis de sustentabilidade que vai desde renovação de frota, SAF e avião elétrico, isso tudo para daqui seis anos. O objetivo da Azul é chegar ao net zero.
Ok, mas o que é net zero?
… não é banda pop não. É a neutralidade em emissões de gases de efeito estufa (GEE), como o CO2. A Azul por exemplo, teve sua meta de redução de GEE aprovada pelo colegiado do Science Based Targets Initiative (SBTi), entidade global que certifica a validade científica dos planos de descarbonização.
As emissões de dióxido de carbono (CO2)…
…do setor aéreo aumentaram quase 3% anualmente nos últimos 25 anos, segundo a Agência Internacional de Energia. Logo, o setor está cada vez mais preocupado com com isso, o que leva as companhias aéreas a se estruturarem.
ISE…
…o maior índice de sustentabilidade da B3, o ISE, fechou com leve baixa na segunda semana do ano. Já o pregão de sexta-feira (12) terminou no positivo, com o IBOV e o ISE registrando alta de 0,25% e 0,59%, respectivamente. Bom lembrar, que tem carteira nova do ISE vigorando desde 2 de janeiro.
Para inspirar: materiais digitais…
… para conscientização ambiental, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, e na Agenda Municipal 2030 de São Paulo, que transpõe os 17 objetivos da Agenda 2030 para a escala municipal. A disciplina de Educomunicação Socioambiental propôs aos estudantes a criação de materiais digitais como podcast, vídeos, jogos e outras peças criadas na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
(Com informações: Portal Acionista, Exame, Jornal da USP, XP)