Olá! O ano começou de fato por aqui e por aí?! E como todo esse movimento de novidade, a fatura de janeiro veio daquele jeito, rs.

Brincadeiras à parte, como falei no texto anterior, a gente precisa ter consciência do que queremos e de como estão nossas despesas para metas realistas e alcançáveis serem estabelecidas.

Hoje a nossa conversa é sobre estratégia de organização para as finanças, como podemos pensar o contexto que vivemos da melhor maneira possível e sem muitas paranoias (lembre-se pé no chão). Costumo fazer depois do pagamento de todas as despesas fixas da casa (escola, planos de saúde, financiamento, supermercados e manutenção da casa), fazer uma projeção de como será no mês seguinte (faço inclusive com o cartão de crédito e as parcelas nele contidas, rs.). Apresento os passos a seguir:

Alguns passos pra te ajudar a pensar estrategicamente o planejamento das despesas e se organizar melhor

  1. Elabore uma lista com todas as despesas que se repetem todos os meses, as que variam e as que não variam os valores, estabelecendo uma projeção;
  2. A projeção do cartão de crédito faço em relação às parcelas a vencer e a tendência do que penso em gastar, sempre reduzindo os valores em relação às novas despesas (compras);
  3. Listo as possibilidades de renda extra para facilitar cumprir os pagamentos (projeto quem vou atender com tarot ou desapego de coisas para a venda,  por exemplo);
  4. Estabeleço um valor de uso no cartão que não ultrapasse minha projeção e a possibilidade de economia nas outras despesas já conhecidas.

Faço esses passos todos os meses, há uns cinco anos e  tenho percebido que consigo gerir melhor meus gastos e planejar como que vou agir no mês seguinte para respirar aliviada nas finanças (às vezes, eu mesma me enrolo, rs! mas, eu vou pro prumo).

Espero que isso facilite, também, a sua estratégia de organização!

Até breve!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte