As ações da Tenda (TEND3) foi destaque fora do Ibovespa com alta aproximadamente 250% em 2023. Conforme analistas, a forte alta representou o otimismo gerado por cortes na Selic e o programa Minha Casa, Minha Vida.

Mais especificamente, as ações da empresa atingiram seu menor valor no dia R$3,81 no dia 10 de Fevereiro e a máxima em R$15,20 no dia 21 de dezembro. Assim, representando uma alta de 298,95% para quem conseguiu comprar nas mínimas e vender nas máximas em 2023.

Contudo, a avaliação de continuidade do desempenho demanda de uma análise cuidadosa. A alta expressiva da Tenda é inegável, mas o contexto econômico favorável, com cortes na Selic e o estímulo do programa habitacional, levanta questões sobre a sustentabilidade desse desempenho.

Faixa de Risco na Tenda (TEND3)

Fique atento para a ciclicidade do setor, pois a modalidade de incorporação imobiliária é altamente sensível ao ciclo econômico. Dessa forma, considere a volatilidade inerente ao ativo sendo um risco adicional para o ativo.

Além disso, acompanhe os programas de oferta de ações e a redução de capital pesquisando sobre as razões por trás dessas movimentações. Bem como, o próprio risco de mercado diante do cenário econômico e político.

Se você considera investir em Tenda (TEND3) minha sugestão é diversificar o risco do papel. Avalie os fundamentos da empresa e acompanhe os relatórios dos analistas que realizam a cobertura do papel. Esse monitoramento vai ajudar a decidir se quedas são oportunidades de compra ou se a ação já chegou em um patamar de “preço justo” para este momento.

Portanto, as ações da empresa brilharam em 2023 e agora os investidores devem agir com prudência, lembrando que resultado passado não é garantia lucros futuros. Assim, reconhecendo os riscos associados ao setor, mantendo uma visão equilibrada diante do aparente sucesso momentâneo da incorporadora.

Se o seu foco está nas principais recomendações para investir sugiro o espaço exclusivo no Clube Acionista. Por lá você vai encontrar o potencial de valorização, preço alvo e muito mais da empresa e de várias outras.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte