No último dia 2, a nova listagem dos índices de sustentabilidade da B3, entre outros, passaram a valer. Entre os que nos interessam, o Idiversa (IDVR), criado em agosto do ano passado, ligado ao “S” do ESG, pois avalia a diversidade, a equidade, a inclusão e todas as políticas sociais de uma empresa. É o primeiro índice da América Latina a combinar num único indicador critérios de gênero e raça para selecionar as companhias que irão compor a carteira. 

Prazo

A seleção Best in Class do Acionista já traz as 12 empresas que começam 2024 atendendo aos quatro principais índices da B3. Vale lembrar que a carteira divulgada no dia 2 tem validade até 3 de maio. 

A líder do ISE

A Vivo  (VIVT3) é a nova líder do ISE, Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, em vigor a partir deste mês. A empresa completa três anos consecutivos entre as Top 5 da carteira e agora ocupa a primeira posição. Atualmente, a composição do ISE contempla 78 empresas de 36 diferentes setores da bolsa brasileira.

Todo mundo comemora

A Guararapes (GUAR3), pelo segundo ano consecutivo, também foi selecionada para integrar a Carteira do Índice ISE da B3. Tal “título” demonstra que a empresa está entre as melhores performances nas práticas Ambiental, Social e de Governança (ESG). Isso “reforça a consistência e a seriedade em que a Guararapes tem avançado no que se refere a questões ambientais, sociais, de transparência e governança em sua agenda ASG”. 

A B3 é a top pick dela mesma

A B3 S.A. está presente na nova carteira de 14 índices da bolsa em 2024, incluindo oito indicadores ESG. Soma-se a isso, se destacou como uma das 10 empresas com maior peso no Ibovespa, o principal do mercado brasileiro.  

8 índices ESG

A B3 integra a primeira carteira de 2024 de oito índices ESG, incluindo o ISE, principal índice de sustentabilidade do país. Os demais: IGPTW, que reúne as melhores empresas para trabalhar; o IDIVERSA, de diversidade; o ICO2 B3, de carbono eficiente; e os índices de governança IGC, ITAG, IGCT e IGC-NM.

A importância do ISE

Em 2023, o ISE teve um aumento de 15% de empresas elegíveis que participaram do processo de seleção para a carteira 2024, demonstrando o crescimento da relevância desse indicador entre as companhias listadas.

“Estar presente nos principais índices ESG do país é um reconhecimento da adoção de práticas corporativas sólidas e do nosso compromisso com a sustentabilidade e a transparência. Para nós, da bolsa do Brasil, é um orgulho ver os reflexos da evolução da nossa jornada”, comenta César Sanches, superintendente de Sustentabilidade da B3.

Com informações Agência Enfoque/Exame