Pouco se comenta em livros, pois muito disso só se entende vivendo na prática. Já escutei em alguns lados e afirmo também que a experiência só acontece se for vivenciada. Por isso, hoje cito algumas lições do mercado que pode servir para você considerar em suas estratégias de investimentos, seja antecipando momento difíceis ou em períodos mais desafiadores.
Nesse sentindo, leve em consideração que o investidor normalmente estará sempre errado. Se você comprou e o papel caiu, errado por ter entrado. Se o vendeu o o papel subiu, errado por ter vendido cedo demais. Sob o mesmo ponto de vista, ao refletir sobre por que não embolsou parte dos ganhos quando o mercado estava esticado.
Assim, surge a primeira lição: Cisnes negros, eventos inesperados, acontecem com mais frequência do que você imagina e exigem prudência. Não adianta caminhar olhando só para o céu, pois o chão tem buraco. Dessa forma, realizar lucros durante altas significativas é como “vender pra cima”, equilibrando a carteira e evitando surpresas em quedas abruptas.
Por outro lado, quando o pensamento do investidor é dominado pelo pânico diante de eventos extremos e quedas nos preços, aparece a lição dois: Em momentos de crise evite ações impulsivas, busque outras opiniões, pontos de vista e compare com as suas “convicções”. Portanto, não venda no pânico; monitore e, se possível, aproveite para comprar oportunidades em períodos de baixa.
Por fim a lição 3 ressalta a importância da diversificação, contando sempre uma reserva de caixa (isso não é a reserva de emergência) que trata de um dinheiro reservado para aproveitar oportunidades quando os eventos inesperados acontecem. Além disso, considere ter ações defensivas, menos afetadas pelo mercado em queda, junto com a combinação de alguns títulos de renda fixa com foco em proteção da carteira.
Colocando em prática as lições do mercado
Em períodos de Bull Market, alta contínua dos mercados, quedas (também conhecida como correções) são praticamente inevitáveis. A Bolsa de Valores é um ambiente de ativos de renda variável, ou seja, o movimento de alta não acontecerá em linha reta para cima.
Portanto, aceitar que quedas nos preços acontecem e interpreta-las com períodos de oportunidades pode ajudar você na hora de montar a sua estratégia de investimento. Costumo resolver esse tema aos interessados em uma estratégia personalizada, alinhando a razão sobre as emoções e preparando para viver as altas e baixas do mercado.
Já para quem busca as principais recomendações para investir e construir uma carteira prepara para todos os cenários sugiro o espaço exclusivo no Clube Acionista. Faça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.