Tudo indica que 2024 não vai ter sofrência na economia global, salvo se houver algum evento que vire o disco de forma abrupta, mas considerando o que os analistas já projetam, será um ano de crescimento e o melhor, sem sombra de recessão. Isso na melhor visão otimista, porque os mais “pé no chão” não descartam a possibilidade.

O Acionista falou aqui durante o ano sobre o monstro do armário: a possível recessão dos EUA, inflação global e tudo de ruim que parecia estar acontecendo. Desde o momento em que o banco central americano, o FED,  iniciou o ciclo de alta na taxa de juros, essa recessão foi esperada. Entretanto, o que se viu foi o oposto, com a atividade crescendo a uma taxa robusta e o mercado de trabalho se mantendo em nível bastante aquecido com taxa de desemprego abaixo de 4%. 

Projeções para 2024

O Morgan Stanley, em uma visão otimista, projeta um PIB de 1,9% para os EUA em 2024 , enquanto o Goldman Sachs estima que há apenas 15% de chances de uma recessão nos EUA e prevê um crescimento de até 2,1%. Essa projeção é baseada nos  ganhos de renda real com uma inflação menor e um mercado de trabalho robusto; em uma política monetária flexível com a redução das taxas de juros para sustentar o crescimento; e uma recuperação da indústria .

Você investe em empresas estrangeiras? Então este texto é para você. Leia na íntegra no Clube Acionista e saiba o que pode vir em 2024. VEJA AGORA.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.