Eles estiveram no topo da lista dos investimentos bem sucedidos em 2023, salvo alguns tropeços quando o IFIX teve quedas sucessivas, mas nada, nada mesmo que comprometesse a fama dos Fundos Imobiliários (FIIs). Então, seguirão sendo uma boa oportunidade para investir em 2024?
Antes, vale a pena destacar o cenário. Pela análise dos profissionais, o ano que vem tem espaço para cortes de juros nas economias desenvolvidas no segundo semestre, promovendo um ajuste do juro real e iniciando uma nova fase do ciclo monetário.
“O ajuste do juro real será transmitido para a curva de juros, que, assim como em outros ciclos de cortes, deve registrar fechamento de taxa e ganho de inclinação. O grau desse fechamento de taxa será ditado pelo cenário de inflação, mas também pelo ambiente político e fiscal, em especial nos EUA”, comentam os analistas do BTG Pactual.
De acordo com os analistas da XP Investimentos, diante do ciclo de cortes de juros, os fundos imobiliários estão em um contexto favorável. Agora a tendência é que esse segmento se beneficie de uma maior demanda por ativos imobiliários, uma vez que, com juros mais baixos, a compra de imóveis se torna mais viável financeiramente.