O Ibovespa atingiu patamares históricos nesta semana superando os 131.000 pontos após as decisões do Copom e do Fed. As decisões dos bancos centrais do Brasil e dos EUA impulsionam o principal índice acionário da Bolsa brasileira, com o Fed sinalizando o fim do aperto histórico e o Copom promovendo novo corte de 0,50 ponto percentual na Selic, fixando-a em 11,75% ao ano.

Assim, a fonte do impulso foi o discurso de Jerome Powell, chairman do Fed, que surpreende ao indicar que os juros atingiram o pico. Logicamente, ainda é preciso monitorar os dados econômicos para confirmar o cenário atualmente precificado com o “soft landing” (pouso suave da economia norte-americana).

ONDE INVESTIR E FAZER SEU DINHEIRO RENDER DE VERDADE? Descubra com o Simulador de Investimentos. Faça o teste clicando aqui.

Novos gatilhos para o Ibovespa

O clima mais otimista globalmente contribui para a perspectiva de aceleração do corte da Selic em 2024 no Brasil, mas o risco fiscal é mencionado como uma preocupação.

Dessa forma, a reação do mercado passará a atentar-se aos eventos internos podendo balizar a tendência do índice. Como destaque, nesta sexta-feira, a Fitch reafirmou nota de crédito do Brasil em BB com perspectiva estável. Contudo, também destacou que há preocupações com a estabilidade fiscal no próximo ano, considerando a incerteza quanto à arrecadação e despesas públicas.

Aos investidores, a sugestão é manter-se atento aos desdobramentos do cenário fiscal no Brasil, considerando que ainda existe incerteza para o futuro. Dessa forma, aproveitar oportunidades em ações de setores resilientes, como o de óleo e gás, pode ser uma estratégia válida que aproveita os novos gatilhos do otimismo global e das decisões dos bancos centrais.

Para descobri quais são as principais recomendações para investir no setor confira o espaço exclusivo no Clube AcionistaFaça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.