Imagina se novembro seria doce apenas para a bolsa de valores, nãnãnãnã não. Depois de uma derrapada em outubro, o IFIX retomou o caminho das estrelas e fechou com uma valorização de 0,7% aos 3.177 pontos. Com isso, o retorno do índice se manteve acima de 10,0%, tanto no acumulado de 2023 quanto no acumulado dos últimos 12 meses.
No Brasil, embora as incertezas com relação aos rumos da política fiscal ainda estejam ao estilo “pega que é sua Taffarel”, os números mais recentes de inflação indicam que o país está diante de um cenário consistente de desinflação.
As projeções mais recentes do Boletim Focus apontam para uma inflação anual de 4,53% em 2023 e 3,91% em 2024, ou seja, dentro do intervalo da meta para ambos os períodos. E o PIB divulgado pelo IBGE na terça, 5, foi surpreendentemente positivo: alta de 0,1%.
Esses números, aliados à perspectiva de arrefecimento da atividade econômica, tem contribuído para a continuidade do ciclo de cortes dos juros. A próxima reunião do Copom será nos dias 12 e 13 de dezembro e tudo indica que vem novo corte da Selic. A estimativa do mercado é de que os juros encerrem em 11,75% em 2023 e 9,25% em 2024. E isso é um cenário positivo para o mercado de FIIs.
Até aqui tudo bem, mas se você quer saber quais os FIIs recomendados para dezembro, tem que fazer parte do Clube Acionista. VEJA AGORA.