Conforme estimativas divulgadas pela equipe do Itaú BBA, a projeção para o Ibovespa até o final de 2024 é atingir os 145 mil pontos. Assim, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira nos atuais 124 mil pontos, representa um potencial significativo de valorização de aproximadamente 16%.
Segundo o relatório, essa previsão é fundamentada em diversos fatores, incluindo a atratividade dos preços atuais das ações, bem como a expectativa de lucros crescentes das empresas. Além disso, a previsão de queda na taxa Selic trata de outro fator relevante para considerar, junto com a observação de que a alocação atual em ações está abaixo da média histórica.
ONDE INVESTIR E FAZER SEU DINHEIRO RENDER DE VERDADE? Descubra com o Simulador de Investimentos. Faça o teste clicando aqui.
Motivos que levariam o Ibovespa aos 145 mil pontos
A análise ressalta que a alocação abaixo da mídia sugere espaço para crescimento no mercado de ações brasileiro. Além disso, o Itaú BBA possui destaques setoriais específicos com maior potencial de ganhos. Por exemplo: serviços públicos, transportes, petróleo e gás, bancos, imóveis, papel e celulose, e agronegócio.
Como estratégias recomendadas, os investidores são aconselhados a considerar uma maior diversificação setorial. Assim, aproveitando os preços atrativos das ações e monitorando os riscos de cada oportunidade.
Em relação aos riscos, o relatório destaca a importância de uma abordagem cautelosa e monitoramento contínuo desses elementos. Como por exemplo, o quadro fiscal brasileiro e a alavancagem das empresas. O cenário positivo projetado pelo Itaú BBA para o Ibovespa baseia-se em uma análise abrangente realizada por 54 analistas do setor, envolvendo 180 empresas de 15 setores.
Diante desse cenário, o Clube Acionista surge como uma ferramenta valiosa para os investidores. A plataforma oferece insights e recomendações com base no consenso de mercado. Faça o cadastro gratuito e fique à frente das tendências do mercado de investimentos.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.