A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a convite da Federação dos Produtores de Arroz da Colômbia (Fedearroz), participa da Reunião dos Comitês da Federação Nacional dos Arrozeiros Colombianos, em Bogotá. Nesta quinta-feira (23), será apresentado o arcabouço das políticas governamentais de apoio à cadeia do arroz, por parte da Conab, além do histórico conjuntural do setor brasileiro, detalhando as ações realizadas no âmbito governamental.
A apresentação no evento será realizada pelo gerente de Produtos Agropecuários da estatal, Sérgio Roberto Santos, que também é o analista de mercado responsável pelo acompanhamento de mercado de arroz na Conab. Na oportunidade, a Fedearroz também irá apresentar as regiões produtoras de arroz colombiano e a estrutura logística do setor, por meio de uma visita técnica acompanhada pelos técnicos da instituição colombiana.
Sérgio Santos destaca a importância da representação da Conab neste evento: “A reunião será fundamental na aproximação entre o Brasil e a Colômbia no debate e avanço das políticas agrícolas para o setor orizícola de ambos os países. Cabe pontuar que há grandes semelhanças entre os modais produtivos colombianos e a estrutura do balanço de oferta e demanda dos países. Com isso, o compartilhamento das experiências e políticas executadas tende a resultar na formulação de novas ações governamentais mais eficientes, eficazes e modernas.”
A Fedearroz é uma associação sindical e nacional, constituída pelos produtores de arroz da Colômbia, que é o quarto maior produtor de arroz das Américas, atrás somente do Brasil, Estados Unidos e Peru.
O convite foi feito após reunião na Conab, em Brasília, no dia 7 de novembro com o diretor de pesquisa econômica da instituição, Jean Paul Van Brackel. O representante da Federação foi recebido pelo chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais, Marisson Marinho, pelo superintendente de Gestão da Oferta, Wellington Teixeira, e por Sérgio Santos. O objetivo da reunião foi conhecer, os projetos que a Companhia tem realizado, bem como os programas e estudos da cadeia do arroz, a fim de avaliar a possibilidade de programas semelhantes na Colômbia.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]