Conforme dados divulgados pelo IBGE, o setor serviços registrou queda de 0,3% em setembro, na comparação com o mês anterior. Com base no dado, esse foi o segundo recuo consecutivo do setor, eliminando parte do ganho de 2,2% do resultado obtido de maio a julho.

Os números fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (14) pelo IBGE, que aponta para um percentual de 4,4% no acumulado dos últimos 12 meses.

“O analista da pesquisa Rodrigo Lobo disse que setembro foi o terceiro mês de menor receita oriunda de prestação de serviços no ano, na frente apenas de janeiro e abril. Entre as cinco atividades da PMS, três tiveram queda”, afirma o analista em matéria da Agência Brasil.

Entre alguns destaques, a queda na atividade de informação e comunicação também chamou atenção. Dessa forma, o recuo de 0,7% foi o terceiro seguido. Bem como, os transportes que tiveram queda de 0,2%, influenciada pelos setores de transporte rodoviário de carga.

Altas e baixas do setor de serviços

A PMS indicou ainda que 17 das 27 unidades da Federação (UF) registraram queda no volume de serviços em setembro, frente ao mês anterior. Com o recuo de 1,2%, São Paulo representou o impacto negativo mais importante, seguido por Goiás (-4,5%), Rio Grande do Sul (-1,6%) e Distrito Federal (-2,6%). Em movimento contrário, Rio de Janeiro (1,9%), Ceará (1,9%) e Pernambuco (1,0%) foram as principais altas.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Conforme o IBGE, “a pesquisa produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as unidades da Federação”.  A próxima Pesquisa Mensal de Serviços será divulgada no dia 13 de dezembro.

Fonte: Agência Brasil

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte