As Letras Financeiras do Tesouro (LFT) tratam de títulos de dívida emitidos pelo governo brasileiro. Neste momento, conhecidas como Tesouro Selic, fazendo parte do programa Tesouro Direto que permite investidores adquirir títulos públicos. Conforme analistas, considerada a modalidade de investimentos mais segura do país.

Como funciona o Letras Financeiras do Tesouro (LFT)

As LFTs envolvem títulos públicos que têm o objetivo de financiar as atividades do governo federal. Ao comprar uma Letra Financeira do Tesouro (LFT), ou seja um Tesouro Selic, você está emprestando dinheiro ao governo. Assim, em troca, ele se compromete a pagar o valor principal investido acrescido de juros no vencimento do título.

Aqui estão algumas características essenciais:

Taxa de Juros Pós-fixada:

O rendimento das LFTs é atrelado à taxa básica de juros da economia, a Selic. Ou seja, significa que o retorno desses títulos varia de acordo com a variação da Selic durante o período de detenção do título.

Rentabilidade Diária:

A rentabilidade é calculada diariamente. Portanto, os investidores podem observar o crescimento de seu investimento a cada dia.

Vencimento Livre:

As LFTs não têm uma data de vencimento específica. Você pode mantê-las pelo tempo que desejar, vendendo no momento que for mais conveniente.

Liquidez:

Consideradas ativos financeiros bastante líquidos, pois podem ser vendidas antes do vencimento no mercado secundário, tornando-as um investimento flexível.

Baixo Risco:

Uma vez que são emitidas pelo governo, tornando-as uma opção segura para investidores conservadores.

Principais risco

Em períodos de taxas de juros baixas, as LFTs podem oferecer um retorno limitado. Conforme o patamar da Selic, o rendimento real pode ser negativo. Isto é, o lucro render abaixo da inflação.

Outro fator importante para considerar é a volatilidade da taxa Selic. Mesmo que as Letras Financeiras do Tesouro (LFT) tenha rendimentos diários a taxa de rendimento não será sempre a mesma. Portanto, cabe ao investidor acompanhar os movimentos da Selic e avaliar a oportunidade da aplicação.

Exemplo de Como Aproveitar as LFTs

Suponha que você compre uma LFT quando a taxa Selic está em 6% ao ano. Se a Selic aumentar para 8% ao ano, o rendimento da sua LFT também aumentará, proporcionando um retorno mais atrativo em comparação com investimentos que possuem rendimento fixo. Se você precisar de liquidez, poderá vender suas LFTs no mercado secundário.

Em resumo, as Letras Financeiras do Tesouro (LFTs) são uma opção de investimento de renda fixa oferecida pelo governo brasileiro. Cada dia que passa a modalidade atrai mais investidores, sendo considerada uma alternativa mais rentável que a poupança. Afinal, a baixa volatilidade, liquidez e rentabilidade pós-fixada na qual ocorre diariamente se torna extremamente atrativa para qualquer investidor.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!