O Índice BRIC trata de uma métrica que rastreia o desempenho das economias dos quatro principais países emergentes: Brasil, Rússia, Índia e China. Atualmente, os quatro países formam um grupo conhecido como BRIC. Assim, ganhando destaque no cenário econômico global devido ao seu rápido crescimento e potencial de influência econômica.
Como funciona o índice BRIC
Basicamente, envolve um indicador ponderado que leva em consideração o desempenho das bolsas de valores desses quatro países. Usado para avaliar o desempenho das economias emergentes em conjunto. Dessa forma, calculado com base na capitalização de mercado das empresas envolvidas nas bolsas de valores desses países.
Como é usado?
Investimentos em Mercados Emergentes:
Investidores e gestores de fundos usam o Índice BRIC para acompanhar o desempenho conjunto das economias desses países. Assim, ajudando a tomar decisões de investimento em mercados emergentes. Além disso, usados para alocação de ativos, pois serve de referência ao que desejam encontrar oportunidades em economias em crescimento.
Entre as vantagens do indicador, podemos citar a diversificação global. Afinal, o acesso a economias deste estilo são potencialmente mais voláteis. Ou seja, apresentando períodos de alto ou baixo crescimento. Bem como, sujeito aos riscos políticos, conflitos internos e cenários de instabilidades.
Em resumo, o Índice BRIC é uma ferramenta útil para avaliar o desempenho conjunto das economias do Brasil, Rússia, Índia e China. Assim, desempenhando um papel importante nas estratégias de investimento em mercados emergentes e oferece aos investidores uma maneira de diversificar globalmente.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui. E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!