Siga estas oito etapas para ajustar a carteira de investimentos, tornando o processo mais simples e mais eficiente. Ao longo dos anos venho compartilhando ideias sobre como melhorar as escolhas financeiras e observando como outras pessoas constroem seus portfolios no dia a dia.

Nesse sentido, vejo que são poucos aqueles que aproveitam as chances que o mercado oferece para realizar ajustes e equilíbrios. Me refiro aos períodos de baixa que se traduzem em oportunidades, pois muitas vezes se transformam em momentos únicos para comprar ótimas empresas com preços baratos.

Com um pouco de tempo e disciplina, você pode realizar os seus próprios ajustes e planos para o futuro. Aqui passo algumas dicas que considero importantes para levar em consideração. Mas lembre-se, você não precisa fazer tudo de uma única vez.

Como ajustar a carteira de investimentos

Para a sua própria saúde mental, faça em etapas, em vez de tudo de uma só vez:

  1. Reúna os seus investimentos e separe em grupos.
  2. Pergunte e responda: Como estou? Quantos grupos consegui formar?
  3. Verifique sua alocação de ativos e separe o que é para curto, médio e longo prazo.
  4. Avalie as reservas. Ou seja, aquele dinheiro separado para investir em dias de oportunidades).
  5. Avalie como está a distribuição em cada grupo, isto é, a quantidade de dinheiro em cada aplicação.
  6. Identifique oportunidades para simplificar.
  7. Faça os ajuste e acompanhe os movimentos.
  8. Monitore e pesquise sobre como diminuir os riscos.

Cada etapa deveria contribuir para melhor entendimento de como os seus investimentos atuam. Tanto em vias individuais como em conjunto. Pois de nada adianta você investir em grupos diferentes que se comportam de forma igual. Bem como, não adiante ter segmentos diferentes ao ponto de anular a chance de retorno.

Portanto, muitas vezes é útil procurar a ajuda de um consultor financeiro e/ou planejador para fornecer uma opinião objetiva sobre como você pode ajudar de forma eficaz, sem comprometer seu próprio futuro financeiro.

Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor no Clube Acionista, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!