Embora possam soar semelhantes e muitas vezes sejam usadas de formas parecidas, ações subvalorizadas e de baixo preço geralmente significam duas coisas diferentes. Entender este conceito pode ajudar você a tomar melhores decisões na hora de escolher sobre onde investir.

Ações subvalorizadas são negociadas abaixo de alguma estimativa de seu valor justo. Ou seja, são ativos conhecidos como “baratos”, justificados por indicadores e métricas fundamentalistas. Por exemplo, aquelas com preço/lucro baixo, preço/valor contábil ou múltiplos de preço/vendas. 

Dessa forma, pense em algo subvalorizado como algo de qualidade que entrou em promoção. Uma ação representa a participação que o investidor tem em uma empresa , assim como, o direito sobre os ativos e lucros dessa companhia.

Por outro lado, as ações de baixo preço são aquelas cujos os preços caíram abaixo de um determinado valor. Podendo ser por um viés setorial, problemas internos, cenário econômico. Ou seja, pode envolver o aumento do risco na ação por motivos diversos que levou o preço para o determinado patamar.

Assim, podemos considerar que nem todas as ações com preços baixos estão subvalorizadas e nem todas as ações subvalorizadas estão com preços baixos.

Quer saber como encontrar ações baratas e de baixo preço para comprar? Então cadastre-se grátis no Clube Acionista. E para conteúdos exclusivos, experiente alguma de nossas assinaturas. Comece agora!