Eletrobras (ELET3/ELET6): Liminar que suspende PDV é revogada
Na noite da última quarta-feira (11), a Eletrobras comunicou ao mercado a decisão de homologação pelo Tribunal Superior do Trabalho do acordo firmado entre a companhia e entidades sindicais. Com isso, há a revogação da decisão judicial que havia suspendido os desligamentos dos empregados que aderiram ao Plano de Desligamento Voluntário (PDV) 2023 e cuja homologação ainda não havia sido efetivada pela companhia até o dia 01 de setembro deste ano.

Dessa forma, a Eletrobras informou que agora efetivará as homologações daquelas rescisões que estavam suspensas por determinação judicial. Além disso, foi determinado no acordo homologado o cronograma de saída para os demais empregados aderentes ao PDV 2023. Dessa forma, serão 150 colaboradores adicionais neste mês de outubro, 150 em novembro, e 200 em dezembro de 2023.

Por fim, a companhia informou que foi acordada a reabertura do período de adesão ao PDV, por mais 30 dias, limitado a até mais 101 colaboradores. Assim sendo, o número total de colaboradores aderentes ao PDV 2023 poderá atingir o limite de desligamento de até 1.574 colaboradores, 20% do quadro existente no fim de abril deste ano.

Impacto: Marginalmente positivo. Na nossa visão, a decisão é favorável para a agenda de ganho de eficiência da companhia e reestruturação do quadro de despesas, um dos pontos mais aguardados pelo mercado após a desestatização do controle da companhia. Embora já avançada no cronograma do PDV, esperamos que a companhia colete resultados mais expressivos de melhoria nas despesas a partir do próximo ano, tendo em vista a concentração de algumas despesas não recorrentes com as rescisões nos próximos trimestres.

ADRs tiveram queda de ~2% ontem
Os ADRs brasileiros tiveram queda ontem em NY enquanto o mercado brasileiro estava fechado pelo feriado de N. S. Aparecida. O S&P 500 apresentou queda de 0,6%, negativamente afetado por dados de inflação acima do esperado. Os ADRs brasileiros fecharam em queda de ~2%: companhias aéreas como Gol e Azul estiveram entre as maiores quedas, enquanto Petrobras apresentou queda de apenas 0,3%. Nenhum ADR brasileiro apresentou alta ontem em NY.

Eztec (EZTC3) reporta prévia operacional fraca
A companhia teve um trimestre tímido em termos de lançamentos, com o Lindenberg Alto de Pinheiros sendo seu único projeto, totalizando R$85mi de VGV (-82% T/T e -79% A/A). As vendas atingiram R$281mi (-33% T/T e -32% A/A), com a queda nas vendas sendo atribuída parcialmente ao menor volume de lançamentos no trimestre. Diante disso, a VSO da companhia atingiu 9.6% (-3.8p.p. T/T e -3.1p.p. A/A).

Impacto: Marginalmente Negativo. A Eztec reportou uma prévia operacional fraca, com baixo volume de lançamentos, queda nas vendas e, consequentemente, queda em sua VSO.

Braskem (BRKM5): justiça condena por afundamento do solo em Alagoas
A Braskem foi sentenciada pela Justiça Estadual de Alagoas a compensara-lo pelos danos resultantes do colapso de cinco bairros em Maceió, causado pelas operações de mineração de sal-gema. A sentença foi proferida em resposta a uma solicitação do governo estadual e determina que os montantes da indenização serão definidos após uma avaliação pericial.

Impacto: marginalmente negativo. Embora a notícia seja negativa, valores ainda não foram estabelecidos e parcialmente o mercado já considera perdas devido a esse caso. Do lado positivo, há probabilidade da transação de venda das ações da Braskem detidas pela Novonor aumenta, pois existe uma pressão política para que a Braskem indenize os atingidos pelo desastre antes de finalizar a transferência de ações da Braskem.

Mateus Haag | CNPI-P 2942
Guide Investimentos
Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte