Ações de valor evitam com sucesso as armadilhas do mercado. Na essência a prática envolve comprar empresas descontadas em relação ao seu valor intrínseco e vendê-las quando o preço chegar ou superar o valor justo.
Historicamente, esta estratégia provou os seus méritos ao proporcionar um desempenho superior a longo prazo. Se você considera um mercado eficiente, os preços deveriam refletir o valor presente de todos os fluxos de caixa futuros e os erros de precificação devem ser resolvidos com o tempo se traduzindo em valorização do ativo.
Conforme especialistas e profissionais citam, as quedas momentâneas nos ativos refletem as exigências dos investidores por retornos mais elevados. Além disso, podendo se traduzir em menores perspectivas de crescimento e uma situação financeira mais fraca. Portanto, a elevação do risco demanda de um prêmio maior no tempo.
Prêmio das Ações de Valor
Se o cenário econômico como um todo emite o sinal acima, são as empresas de valor que oferecem uma “contenção” relativa nas quedas de preços. Assumindo que o obstáculo macroeconômico é menor em relação aos outros ativos mais arriscados. Dessa forma, avaliações mais baixas indicam retornos esperados mais elevados – se você aguentar o risco e tem paciência para esperar.
O foco míope na caça às pechinchas da Bolsa de Valores, aquelas que caíram muito e estão “baratas” podem levar você a cair em armadilhas do mercado. No entanto, o investimento em valor pode ser uma filosofia de investimento válida quando temperada por uma ênfase na durabilidade e resiliência financeiras. As estratégias envolve o equilíbrio, conciliando ativos de qualidade e com potencial de crescimento.
Quer saber como encontrar oportunidades para investir hoje? Então cadastre-se grátis no Clube Acionista. E para conteúdos exclusivos, experiente alguma de nossas assinaturas. Comece agora!