O Antes da Boletada traz de forma simples e descomplicada as perspectivas sobre o que vai acontecer no Day Trade nessa Quarta, 27 de setembro de 2023.
O que vai movimentar o mercado hoje: EUA adiam o Shutdown e aliviam os investidores e por aqui segue a novela do orçamento
Um acordo “temporário” alcançado entre democratas e republicanos nos Estados Unidos trouxe um alívio momentâneo aos mercados globais, evitando um possível shutdown do governo a partir de domingo. No entanto, os mercados continuam sob pressão de várias fontes, incluindo a expectativa de juros elevados a longo prazo, a crise econômica na China e incertezas fiscais.
No cenário doméstico, as incertezas fiscais se acentuaram, com a proposta de pagamento de precatórios por meio de crédito extraordinário. Esse movimento foi visto como uma tentativa de abrir espaço fiscal para gastos adicionais nos próximos anos, o que gerou preocupações sobre a transparência nas contas públicas e aumentos nos prêmios de risco.
O governo também está enfrentando desafios na tramitação de importantes reformas no Congresso, como a reforma tributária, que teve seu cronograma atrasado. Isso levanta dúvidas sobre a capacidade do governo de implementar reformas cruciais para a estabilidade econômica do país.
Enquanto isso, o mercado financeiro reagiu acentuadamente às notícias, com o Ibovespa experimentando quedas significativas e o dólar flertando com a marca dos R$ 5. Além disso, os juros futuros subiram, refletindo a incerteza em relação à política monetária e ao ambiente de investimento no Brasil.
No cenário internacional, os investidores também enfrentam turbulências, com o rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA atingindo níveis recordes devido à perspectiva de juros mais altos nos Estados Unidos. Além disso, dados econômicos negativos e preocupações com a economia chinesa contribuíram para um clima global de aversão ao risco.
Mário Vilas Boas, Analista CNPI-T 2817
*Dados extraídos do site investing aproximadamente às 06:45
Fonte: Acionista, CNBC, valor investe, G1, BDM, estadão, isto é dinheiro, investing.com.