As ações desenvolvidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foram apresentadas, nesta segunda-feira, à delegação do Ministério da Agricultura da Colômbia. A comitiva colombiana, liderada pelo embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, foi recebida pelo presidente da Conab, Edegar Pretto, e pelo diretor de Política Agrícola e Informação da Companhia, Silvio Porto.

O presidente da Conab destacou o trabalho desenvolvido pela Companhia no levantamento das safras de grãos, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a formação de estoques públicos, o credenciamento de armazéns, o estabelecimento de preços mínimos, entre outras ações da estatal. Também abordou políticas do governo federal para o desenvolvimento da agricultura familiar, como a previsão de 30% das compras públicas desse segmento.

Porto ressaltou a criação do PAA em 2003, a relevância do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e as organizações sociais, e a retomada do Programa neste ano, citando os normativos e etapas de execução, e a importância dos produtos da agricultura familiar, destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Também abordou o papel da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), principalmente a formação dos preços mínimos e a equalização por meio da Política.

Também participaram da reunião representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.