Ações da Gol, Azul e CVC observaram leve crescimento e positividade após anúncio do caso 123 milhas
O caso 123 Milhas surpreendeu a todos nas últimas semanas, revelando um grande erro da empresa na emissão de pacotes de viagens. Viagens eram marcadas sem ao menos acontecer a confirmação da data pela companhia aérea, por meio das famosas “datas flexíveis”.Com isso, a compra do pacote era feita, e os preços das passagens superavam os preços do pacote em si, gerando uma bolha.
Após o acontecido, a 123 Milhas anunciou o cancelamento de diversas passagens e possíveis emissões de vouchers para utilização futura, um caos para seus clientes, além do pedido de recuperação judicial na última terça-feira (29/08).
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Nesse cenário, as ações ligadas ao setor de turismo, como Azul (AZUL4), Gol (GOLL4) e CVC (CVCB3) tiveram um efeito positivo em relação a negatividade do momento da 123 Milhas.
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No fechamento do pregão de terça-feira, 22/08, logo após a explosão da bolha, as ações da Azul e Gol registravam altas de 2,04% e 0,92%, cotadas a R$16,01 e R$7,68, respectivamente.
É válido lembrar que essas ações ligadas ao setor aéreo desempenharam bom crescimento no primeiro semestre de 2023, Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) exibiram elevação de 98,55% e 79,43%, respectivamente.
Já as ações da CVC (CVCB3), após o anúncio de recuperação judicial da 123 Milhas, observaram um crescimento de 6,36%, cotadas a R$2,34. Esse crescimento nas ações da tradicional empresa de viagens demonstra uma migração dos clientes da companhia online.
“Os clientes existem e estão querendo viajar, a demanda não diminui só porque uma empresa deixou de operar. Talvez essa demanda ou parte dela migre para CVC. E não só 123 Milhas, mas talvez o mercado de venda de pacotes em data futura ficou um pouco balançado. Já o modelo tradicional de agência de viagem pode se sobressair nesse contexto, com uma leitura de que o modelo de negócios da 123 Milhas não é sustentável e o modelo de CVC já é mais garantido”, disse Guilherme Ammirabile, assessor na iHUB Investimentos, para o Infomoney.
Com a situação, a 123 Milhas passa por um processo de reestruturação interno e já anunciou o pedido de recuperação judicial, que permeia a casa dos R$2,3 bilhões.
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