Dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian mostram que em julho, na comparação com o mesmo mês de 2022, houve uma queda de 10,9% na busca por recursos financeiros. O índice não registra números positivos desde maio de 2022. Confira, no gráfico abaixo, a variação anual dos últimos 12 meses:

“Os consumidores continuam arredios à tomada de crédito principalmente pelos juros altos que tornam o momento inapropriado para isso. Para que o indicador volte a registrar números positivos, a renegociação de dívidas e o corte de gastos são medidas importantes a fim de conseguir se reorganizar financeiramente”, declara o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

A queda também seguiu no recorte de renda pessoal mensal do indicador, com destaque para a faixa “até R$ 500” com a maior retração (-13,3%) e “mais de R$ 10.000” com a menor (-9,3%).

Nenhuma Unidade Federativa (UF) registrou crescimento na busca dos consumidores por crédito. A queda mais acentuada foi observada no Distrito Federal, com -43,9%. Veja no gráfico a seguir o levantamento completo do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian:

Metodologia do indicador

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O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

(Comunicação Serasa Experian)

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